Notícias
Webinário no Green Rio destaca chamadas públicas para cadeias produtivas da bioeconomia
Foto: Marcelo Camará (SEAPC/MCTI)
As chamadas públicas para cadeias produtivas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao MCTI, foram tema da programação da 10ª edição do Green Rio / Green Latin America – plataforma para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde, nessa sexta-feira (2), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).
Até o momento, estão abertos dois editais para o Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI. Os recursos são da modalidade não-reembolsável do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), dos fundos setoriais Agro e Subvenção, com o investimento de R$40 milhões.
O coordenador-geral de ciência para bioeconomia do MCTI ressaltou que o programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia visa fomentar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação para a promoção, agregação e retenção de valor em cadeias produtivas da biodiversidade brasileira, considerando a sua sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida das populações que dela dependem.
Ele explicou que o foco dos esforços está direcionado para o desenvolvimento de novos produtos, insumos, materiais e serviços a partir e para essas cadeias, contribuindo com o desenvolvimento sustentável de populações em todos os biomas brasileiros.
Já o superintendente da FINEP explicou os critérios estabelecidos para as chamadas públicas. São eles: o grau de inovação da solução proposta, impactos sociais, ambientais e econômicos gerados pelo projeto, sustentabilidade de longo prazo do projeto e da comunidade, alcance da aplicação desenvolvida, parcerias e articulações institucionais da empresa proponente e a consistência da proposta.
Saiba mais - O Programa de Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI foi instituído por meio da Portaria MCTI nº 3.877, de 9 de outubro de 2020. É uma política pública que trabalha o conceito de bioeconomia como impulsionadora do desenvolvimento sustentável e da prosperidade do Brasil. Tem como objetivo central a agregação e a retenção de valor pelos elos iniciais das cadeias produtivas.
O programa Promove o desenvolvimento de produtos, materiais, insumos, conhecimentos, tecnologias e serviços a partir e para essas cadeias, contribuindo com o desenvolvimento sustentável de populações em todos os biomas brasileiros.
Além disso, o Programa visa ações que fortaleçam essas cadeias e utilizem de forma sustentável e racional a biodiversidade brasileira, garantindo sua conservação e recuperação.
Confira os editais abaixo:
Edital Bioeconomia ICT
http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/690
Edital Bioeconomia Subvenção Econômica
http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/691