Notícias
Em Maringá (PR), MCTI realiza visitas técnicas ao ecossistema de CT&I local
Foto: Neila Rocha (SEAPC/MCTI)
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou na quarta-feira (15) de visitas técnicas ao ecossistema de ciência, tecnologia e inovação na cidade de Maringá (PR) e arredores. Na agenda, a comitiva do ministério liderada pelo titular da pasta e acompanhada por autoridades também conheceu infraestruturas de pesquisa e desenvolvimento em empresas e parques tecnológicos da região e das cidades catarinenses de Paranavaí e Cascavel.
No auditório de uma empresa de base tecnológica em Maringá, o diretor da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação fez uma apresentação sobre as principais características do ecossistema da região, dividida em cinco frentes: desenvolvimento da smart city, tecnologia e inovação na prefeitura, fomento da tecnologia na gestão, formação de profissionais de tecnologias da informação (TICs) e parques tecnológicos. Ele destacou o recente crescimento das empresas de base tecnológica no município, saltando de 332 em 2009 para 755 em 2020, com crescimento expressivo da arrecadação de impostos pelo setor.
Ele apresentou o projeto de novos parques tecnológicos na cidade, o Parque TI, com 180 mil m2 e o Armazém Digital, convertido a partir de um antigo edifício destinado ao armazenamento de café. Ambas estruturas foram visitadas posteriormente pela equipe do MCTI, que teve a oportunidade de conhecer o trabalho de algumas empresas já instaladas nos locais.
O gerente da Regional Noroeste do Sebrae também subiu ao palco para apresentar um projeto de integração entre os ecossistemas das cidades de Maringá e Londrina, com o objetivo de gerar sinergia e alavancar resultados, como aumentar a geração de startups, acelerar o crescimento das empresas já existentes, fomentar o capital inovador, entre outros.
Ainda na reunião com atores do ecossistema, o ministro destacou alguns diferenciais da região que facilitam a a interação, como a aproximação dos centros acadêmicos e a grande quantidade de empresas. Segundo ele, empresas sem capacidade inovadora ficam sem posição no mercado e o ecossistema ajuda a mitigar o risco da inovação. Ele falou da importância dos parques tecnológicos e de apoiar infraestruturas de inovação em diferentes municípios, de diferentes tamanhos e necessidades, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento do empreendedorismo e da da inovação.
O titular da pasta também destacou algumas iniciativas do MCTI, como o investimento de R$ 100 milhões no programa de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas, em parceria com o CNPq, com bolsas para mestres e doutores atuarem em empresas, chamadas para subvenção econômica em diversos setores. Ele apresentou o programa Residência em TIC, em parceria com a Softex, e se comprometeu a levar o programa a Maringá. A participação da cidade no programa Cidades Olímpicas da Ciência também foi lembrada pelo ministro, que parabenizou a prefeitura pela habilitação.