Notícias
Capacitação em TICs é tema de reunião entre o MCTI e representantes do estado do Ceará
Representantes do estado do Ceará, incluindo parlamentares, secretários do Governo Estadual e outras autoridades, se reuniram na terça-feira (2) com a equipe do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O tema da reunião, que contou com a presença do ministro do MCTI, foi a capacitação de jovens para atividades de Tecnologias da Informação e Comunicações (TICs), área com alta demanda de profissionais qualificados.
Os representantes do Ceará apresentaram o Projeto C-Jovem, uma iniciativa para inspirar e potencializar a experiência dos jovens alunos e recém-egressos do Ensino Médio no desenvolvimento de tecnologia e inovação, utilizando do conhecimento e das estruturas de conectividade e educação já existentes no estado.
O programa contempla todo o Estado e pretende capacitar mais de 100 mil alunos em 5 anos. Os perfis atendidos são de alunos das universidades, institutos federais, ensino médio em tempo integral e médio profissionalizante, com foco em temas como 5G, computação em nuvem, segurança cibernética, programação, entre outros.
Na reunião, representantes da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI apresentaram iniciativas do ministério relacionadas com os objetivos do programa, como os programas MCTI Futuro, IA², Teias da Inovação e Letramento Digital, por exemplo. A ideia é dar continuidade nas tratativas com o estado do Ceará para identificar pontos de convergência e apoio.
Além da capacitação em TICs, foram debatidos outros assuntos como a criação de um polo tecnológico para a indústria química, com um projeto de incubação para startups do setor, e o setor de energias renováveis, com a integração de cadeias produtivas com foco em hidrogênio verde.