Notícias
MCTI realiza visitas técnicas a centros de tecnologia em Pato Branco (PR)
Foto: Neila Rocha (SEAPC/MCTI)
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizou na quarta-feira (20) visitas técnicas a centros tecnológicos instalados na cidade paranaense de Pato Branco. A primeira parada da comitiva da pasta, encabeçada pelo ministro do MCTI, foi no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde foi recebida pelo prefeito do município, o reitor da UTFPR e outras autoridades.
A comitiva realizou visita técnica a três empresas hospedadas no local, que atuam nas áreas de desenvolvimento de softwares, eletroeletrônica e automação, e às instalações da UTFPR, que incluem laboratórios e um fab-lab. De acordo com o reitor, um dos focos do investimento é na pesquisa em biotecnologia, aumentando o conhecimento sobre os biomas brasileiros e transformar esse conhecimento em nota fiscal. O prefeito destacou que 23% do PIB do município é oriundo da área de tecnologia.
A próxima parada da comitiva foi no Parque Tecnológico do município, onde foi recebida pelo secretário municipal de ciência, tecnologia e inovação, além de empresários e vereadores.
O Parque Tecnológico de Pato Branco, criado em 2013, é uma estrutura voltada à pesquisa, extensão e incubação de empresas de base tecnológica. O espaço tem capacidade para abrigar sessenta empresas incubadas, além de cinco laboratórios de certificação, laboratórios de pesquisa e empresas consolidadas que desenvolvem pesquisa e novos produtos de base tecnológica.
A comitiva conheceu os espaços ocupados por empresas que desenvolvem soluções e pesquisas como eficiência energética com etanol, inspeção e monitoramento com veículos aéreos não-tripulados (drones), robótica, eletroeletrônica e ensino de astronomia.
Em um pequeno evento no local, o ministro recebeu as demandas da comunidade científica e tecnológica da região e foi presenteado com a chave simbólica do Parque. O ministro destacou os frutos positivos da parceria do MCTI com o município, que teve início em 1997, resultando no Parque Tecnológico, geração de empregos e faturamento para as empresas, abrindo caminho para o próximo ciclo. Segundo ele, a força do setor de tecnologia é uma marca da cidade e isso deve ser fortalecido, ampliando tanto em quantidade de empresas de base tecnológica como em mercado de produtos e serviços. Ele também destacou o recente lançamento de chamadas da FINEP, EMBRAPII e CNPq, vinculados ao MCTI, que são recursos para empresas e ICTs em diversas áreas.
O último compromisso da equipe do MCTI foi uma visita à sede do Sebrae, onde se reuniu com os colaboradores e trocou informações sobre o ecossistema de empreendedorismo e inovação da região, seguido de um evento em comemoração dos 50 anos do Sebrae.