Notícias
MCTI participa de cerimônia que celebra os 50 anos do Sebrae
Foto: Neila Rocha - ASCOM/MCTI
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou na terça-feira (6) de cerimônia em homenagem aos 50 anos do Sebrae, realizada em Brasília (DF). O ministro do MCTI representou a pasta no evento e falou durante a cerimônia, que também teve a presença de outros ministros de Estado e autoridades.
Em sua fala, o ministro agradeceu ao presidente do Sebrae, representantes das unidades nos estados e do Sebrae Nacional presentes. Ele saudou pioneiras do empreendedorismo feminino e citou que tanto o Sebrae como a FINEP/MCTI foram criados a partir de ideias do BNDES para transformar o Brasil, assim como o Sebrae vem respondendo aos desafios apresentados em todo o território nacional.
A celebração da data de criação do Sebrae, fundado em 5 de julho de 1972, começou com hasteamento de bandeiras e culto ecumênico na sede nacional, em Brasília. Para comemorar a data foram desenvolvidas diversas atividades na capital federal e nas unidades estaduais da instituição, que se tornou referência de apoio às micro e pequenas empresas e aos microempreendedores individuais (MEI) no país.
Uma das ações foi a transmissão de um vídeo especial sobre os eixos de atuação do Sebrae em favor dos pequenos negócios ao longo de sua existência, além de falas de dirigentes. Outra ação realizada contou a história das cinco décadas da instituição, tendo como pano de fundo fatos marcantes em cada uma delas no Brasil e no mundo.
Nos dois eventos houve apresentação de filmes e peças publicitárias criados para a celebração do cinquentenário. O tema é a conexão dos pequenos negócios com o Brasil, mostrando como o setor contribui para o desenvolvimento socioeconômico, beneficiando 86 milhões de brasileiros, cerca de 40% da população.
A programação também teve a apresentação do "Atlas dos Pequenos Negócios", com a divulgação de dados inéditos, como a revelação de que a renda gerada pelo setor é de R$ 420 bilhões por ano. Ainda na programação ocorreu a abertura da Exposição 50+50 e a inauguração do Mural dos Colaboradores.
A ideia da Exposição 50+50 é levar o visitante a mergulhar na história da instituição e, por consequência, na trajetória do desenvolvimento do país. Contém imagens, documentos históricos e espaço tecnológico, com conteúdo relacionados ao trabalho do Sebrae em favor do pequeno negócio no Brasil. O Mural dos Colaboradores se destina ao reconhecimento da contribuição dos colaboradores à construção do Sebrae, por meio de placas com os nomes e ano de registro.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Criar o futuro é fazer história". Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
História
O Sebrae nasceu em 1972, como Cebrae, com C, sigla de Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa, numa sala modesta no centro do Rio de Janeiro, com poucos funcionários. A criação foi uma iniciativa do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDE, hoje BNDES), vinculado ao então Ministério do Planejamento e Coordenação-Geral. Em 1990, passou a instituição autônoma, com o nome de Sebrae, com S, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, desvinculada do governo federal.
Com informações da Ascom do Sebrae