Notícias
Declaração Conjunta da Aliança de Pesquisa e Inovação de Todo o Oceano Atlântico
Foto: eventphotojournalism.com
Em reconhecimento ao compromisso compartilhado com o avanço da pesquisa e inovação marinha e com base nas colaborações transatlânticas anteriores, na quarta-feira (13/7), em Washington, D.C., representantes do governo da Argentina, Brasil, Canadá, Cabo Verde, União Europeia, Marrocos, África do Sul e Estados Unidos se uniram para assinar a Declaração da “Aliança de Pesquisa e Inovação de Todo o Oceano Atlântico" (em inglês All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance, AAORIA). Os signatários concordam em um caminho comum para a cooperação em pesquisa oceânica no Atlântico, em benefício de todas as comunidades atlânticas.
Os signatários da Declaração foram acompanhados por representantes do governo da Colômbia, Gana, Irlanda, Noruega e Reino Unido, que também expressaram o compromisso de seus países com a pesquisa e colaboração no Oceano Atlântico. Discussões prospectivas entre líderes seniores, formuladores de políticas e especialistas científicos também ocorreram sobre os tópicos de alfabetização oceânica, capacitação, poluição, nexo oceano-clima, observação oceânica, ecossistemas marinhos, economia oceânica sustentável, aquicultura e pesca para definir futuras colaborações.
O Oceano Atlântico é um recurso inestimável compartilhado por todas as nações do Atlântico e além. Requer cooperação efetiva em pesquisa e inovação marinha para guiar a gestão sustentável das atividades humanas e garantir um oceano saudável para as comunidades que dependem dele agora e no futuro.
A Aliança de Pesquisa e Inovação de Todo o Oceano Atlântico (AAORIA) é o resultado de esforços colaborativos contínuos de ciência oceânica envolvendo países e organizações ao longo e através da bacia do Oceano Atlântico. Baseia-se no sucesso da Declaração de Galway em Cooperação do Oceano Atlântico, que foi assinada pela União Europeia, Estados Unidos e Canadá em 2013; e da Declaração de Belém em Cooperação em Pesquisa e Inovação do Oceano Atlântico, que foi assinada pela União Europeia, Brasil e África do Sul em 2017, bem como uma série de outros acordos bilaterais e multilaterais.
Qualquer organização ou instituto de uma nação atlântica, ou organização internacional/intergovernamental com interesse em ciência no Oceano Atlântico, é bem-vinda e incentivada a se envolver e participar de atividades conjuntas de ciência, pesquisa e inovação da Aliança.
Para mais informações sobre AAORIA, visite: https://allatlantic2022.com/