Notícias
RedeVírus MCTI e Sociedade Brasileira de Virologia organizam simpósio sobre Varíola Símia
A RedeVírus do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) promovem no dia 30 de junho, às 17h, simpósio sobre a Varíola Símia (monkeypox). Os pesquisadores brasileiros, incluindo integrantes da CâmaraPox MCTI - constituída em maio para acompanhar os desdobramentos científicos da doença - abordarão conteúdos essenciais sobre a doença. O evento será online e poderá ser acompanhado no canal do MCTI no Youtube.
“Nos juntamos para disseminar o conhecimento de especialistas sobre monkeypox para um debate público a respeito dessa doença, englobando vários aspectos como patologia, genômica, vacinas, estudo do vírus”, afirma o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, que também coordena a RedeVírus MCTI.
De acordo com o boletim do Ministério da Saúde desta segunda-feira (20), oito casos foram confirmados no Brasil e existem outros seis suspeitos. No mundo, a doença está presente em 39 países com 2.531 casos confirmados.
Painelistas - A pesquisadora Giliane Trindade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abordará aspectos do vírus, da doença, dos hospedeiros e os riscos de endemização. O pesquisador Fernando Spilki da Universidade Feevale e coordenador da rede Corona-Ômica da RedeVírus MCTI falará sobre os aspectos genômicos e evolutivos dos vírus circulantes.
A professora Clarissa Damaso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará as opções disponíveis de tratamentos medicamentosos. O cientista Edison Durigon, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), abordará a estrutura de biossegurança para isolamento do vírus monkepox no Brasil. O pesquisador da UFMG, Flávio Fonseca detalhará quais são as vacinas atualmente disponíveis para combater Orthopoxvírus, classificação na qual o monkeypox se enquadra.
Fonseca, que também é presidente da SBV, explica que a proposta do simpósio é ser um evento técnico, tendo como público principal virologistas, cientistas e pesquisadores de todo o Brasil. “Poderá ser bastante elucidativo para profissionais de saúde, gestores em saúde entre outros profissionais vinculados à área da saúde”, detalha Fonseca.
Serviço:
Data: quinta-feira, 30/6
Horário: 17h