Notícias
Ministro Paulo Alvim ressalta papel da OBMEP e IMPA/MCTI nas olimpíadas de conhecimento
Foto: Filipe Silva (SEAPC/MCTI)
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou de forma virtual da abertura do 7º Encontro do Hotel de Hilbert da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), realizado de hoje (16) até quinta-feira (19), em Florianópolis (SC). O encontro reúne 200 estudantes que apresentaram destaque no desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) da OBMEP.
Em sua fala, o ministro destacou o trabalho pioneiro do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com a realização da OBMEP. “Essas olimpíadas iniciadas com esse trabalho fabuloso que o IMPA vem fazendo há anos é a base de todo o processo. É assim que a gente mostra como a ciência pode ser transformadora”, disse.
Paulo Alvim parabenizou os estudantes que participam do encontro pelo desempenho acadêmico de destaque. “Vocês são vencedores em todos os sentidos”, afirmou. O ministro reforçou que o MCTI tem atuado para fortalecer as olimpíadas de conhecimento em todo o país.
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas brasileiras, realizado pelo IMPA, organização social supervisionada pelo MCTI, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Paradoxo
A programação do 7º Encontro do Hotel de Hilbert da OBMEP inclui minicursos, oficinas, palestras, além de atividades recreativas. O nome do evento promovido pela OBMEP é inspirado no paradoxo do infinito, apresentado em 1925 pelo matemático alemão David Hilbert.
Nesse paradoxo, há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado. Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto n pula para o quarto n+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.