Notícias
Ministério realiza oficina para desenvolvimento da Torre MCTI
Foto: Neila Rocha (SEAPC/MCTI)
Uma oficina realizada na sexta-feira (6) na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) reuniu representantes de diferentes áreas da pasta e atores relevantes do setor de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para o desenvolvimento de módulos complementares para a Torre MCTI. O projeto é a estrutura de integração de CT&I criada pela Portaria MCTI nº 5134/2021, que apresenta um conjunto de redes de instituições e especialistas, plataformas digitais, bancos de dados e outros sistemas.
A Torre MCTI é dividida em cinco redes: Tecnologias Aplicadas; Inovação; Pesquisa Aplicada; Formação Tecnológica; e Suporte. A assessora especial do MCTI, Julieta Costa Cunha, lembra que a primeira ação do ministério foi a criação de um protótipo que já está disponível no site, contendo a representação institucional e o cadastro de representantes do ecossistema de CT&I do País. Mas, segundo ela, a Torre é muito mais que isso.
“A ideia é que a gente traga essa visão plural que contemple tanto o ministério quanto os usuários para que possamos desenvolver um projeto aplicável”, destaca. “Por isso pedimos o apoio da SEFIP para nos ajudar a estrutura esse projeto. A primeira parte dessa estruturação é a realização desta oficina, em que temos a participação tanto do Comitê de Implantação e Manutenção quanto especialistas das 5 redes”.
Representando a Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos (SEFIP), a coordenadora-geral de Estruturação de Projetos, Vanessa Montiel Ventura, explica que a oficina foi uma construção conjunta entre a SEFIP e a Secretaria-Executiva, e a ideia é que os resultados forneçam subsídios para incrementar e apoiar o desenvolvimento do projeto Torre MCTI.
“Há um entendimento de que se você tiver uma aproximação tradicional a problemas muito complexos, você talvez não consiga atingir uma solução”, diz a coordenadora. “O design olha para o problema e traz uma abordagem que coloca o usuário e a pessoa no ponto de destaque”.
Para mais informações, visite o site http://torre.mcti.gov.br