Notícias
MCTI apresenta ferramentas baseadas em ciência como suporte à decisão sobre mudança do clima
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Coordenação-Geral de Ciência do Clima e Sustentabilidade (CGCL), em parceria com o Carbon Disclosure Project (CDP) Latin America organizou um webinário sobre “Ciência para a mudança do clima - Ferramentas de suporte à tomada de decisão de estados brasileiros”.
O evento foi realizado na sexta-feira (27), com o objetivo de disseminar algumas das iniciativas desenvolvidas pelo ministério, tais como: os dados desagregados do Inventário Nacional de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa para as unidades federativas, guia das opções de financiamento para tecnologias de mitigação de emissões e a plataforma AdaptaBrasil MCTI, que fornece dados baseados em evidências científicas para subsidiar o planejamento da adaptação à mudança do clima. A ideia é que os estados e municípios conheçam em profundidade as bases de dados existentes e tenham subsídios para a tomada de decisão no combate as mudanças climáticas.
“Os desafios para atingir as metas são consideráveis e há necessidade de atuação conjunta para conseguir descarbonizar a economia para chegar em 2050 com a esperada neutralidade de carbono”, afirmou o coordenador-geral CGCL do MCTI, Márcio Rojas.
O MCTI e o CDP possuem Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de compartilhar dados e informações, realizar estudos, pesquisas e eventos, além da troca de experiências e o nivelamento de questões relativas à elaboração de políticas públicas de longo prazo na área de mudança do clima e de reporte de emissões de gases de efeito estufa. A proposta do webinário também contempla a ideia de que os resultados desagregados possam ser utilizados na plataforma de monitoramento do CDP.
Dentre as diversas ações desenvolvidas pelo CDP, há o programa de estados e regiões, entendendo que estes desempenham papel vital em impulsionar a ação climática e na entrega de economias sustentáveis. Neste sentido, a organização sem fins lucrativos dispõe de uma plataforma global para governos subnacionais para medir, gerenciar e divulgar seus impactos ambientais. O objetivo do programa é usar reportes anuais para promover a transparência e aumentar a ação climática, a ambição e a responsabilidade dos governos. O programa trabalha com mais de 120 estados e regiões de 35 países, representando US$ 17 trilhões, 20% da economia global, com uma população combinada de 700 milhões de pessoas.
Assista a íntegra do webinário no link abaixo: