Notícias
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Em visita a UTFPR, ministro conhece instalações e laboratórios apoiados pelo MCTI
Foto: Neila Rocha (SEAPC/MCTI)
Em visita à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nesta terça-feira (10), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, conheceu instalações e laboratórios da instituição que desenvolvem projetos em parceria e recebem investimentos do ministério ou entidades vinculadas a pasta, como o CNPq e a FINEP. O objetivo da visita da comitiva do ministério é estabelecer parcerias, conhecer os laboratórios e alinhar as demandas relacionadas à comunidade acadêmica da região.
Após a reunião realizada na parte da manhã, o ministro e comitiva se dirigiram para o Laboratório de Inovação e Tecnologia em Sistemas Embarcados e Energia (LIT), onde foram recepcionados pelo coordenador do laboratório, Douglas Renaux. O coordenador apresentou alguns projetos de destaque desenvolvidos no local, traçando um histórico que passa pela área de telecomunicações, aviação, sistemas computacionais e energias renováveis.
O coordenador do Centro de Inovações Tecnológicas e diretor de Relações Institucionais da UTFPR, professor Paulo Stadzisz, explicou detalhes dos projetos de energias renováveis, que incluem um sistema fotovoltaico responsável por energizar todo o sistema de iluminação do campus Curitiba. Foi instalada uma rede de estações solarimétricas em todo o estado do Paraná, tornando-o o estado brasileiro com maior cobertura por esses sensores.
“O padrão que utilizamos é o mesmo do INPE e nosso sistema é integrado a Rede Nacional de Monitoramento Solarimétrico”, explica o professor, citando a unidade de pesquisa vinculada ao MCTI. “Então, ele serve para pesquisas científicas que desenvolvemos, mas também alimenta o País em termos de informações sobre o potencial de energia que se tem no estado”.
As aplicações desses dados servem para otimizar a instalação de projetos de energia solar que impactam setores com o a agricultura, por exemplo. Outro projeto, financiado pelo CNPq/MCTI, faz o monitoramento de plantas de energia fotovoltaica e eólicas, além de plantas off grid de menor porte.
À tarde, a comitiva se deslocou para o campus da UTFPR no bairro Ecoville, onde se encontram o Laboratório de Sistemas Inteligentes de Manufatura e o Núcleo de Pesquisa em Escoamento Multifásico (NUEM).
No primeiro laboratório, o coordenador do curso de engenharia mecatrônica, Luiz Carlos de Abreu Rodrigues, fez a apresentação dos equipamentos que compõem a célula de manufatura, que é usada pelos alunos do curso. “Aqui temos várias aplicações práticas”, garantiu o coordenador. “Não tive nenhum trabalho de orientação de mestrado que não tenha tido alguma aplicação prática de mercado. Isso ensina ao aluno o espírito empreendedor e, para quem passa por essa experiência, os mercados se abrem”.
No Núcleo de Pesquisa em Escoamento Multifásico, o professor Rigoberto Morales demonstrou como os pesquisadores e alunos, utilizando equipamentos comprados com investimentos da FINEP/MCTI, desenvolvem pesquisas de ponta no setor de petróleo e gás. Mas as tecnologias desenvolvidas no local também podem ser aplicadas em outras áreas. “Quando você tem um bom conhecimento, você está preparado para ser inovador em diferentes setores”, disse. “Nós pesquisadores precisamos sempre procurar inovar”.
A visita da comitiva foi conduzida pelo professor Joõo Carlos Roso, da UTFPR. Além do ministro do MCTI, integraram o grupo o presidente da FINEP/MCTI, Waldemar Barroso, o diretor científico e tecnológico da FINEP/MCTI, Marcelo Bortolini, o assessor da presidência da FINEP/MCTI, Felipe Caetano, e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa, Carlos Eduardo da Mota Góes.