Notícias
Em visita à NASA delegação do MCTI participa de capacitação em programas de promoção da ciência
Representantes da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participaram, a convite da Agência Espacial Americana (NASA), de uma série de visitas e capacitações na instituição. O objetivo da viagem, realizada entre 13 e 19 de maio, foi discutir novas parcerias do ministério em programas de popularização da ciência para o Brasil, como são hoje o Caça Asteroides MCTI e o Imagens do Céu Profundo.
Uma das iniciativas que o ministério pretende trazer ao Brasil é o Space Week, evento em que mais de 90 países ao redor do mundo promovem ao mesmo tempo uma celebração sobre a contribuição da ciência e tecnologia espacial para a sociedade, com a participação de agências governamentais, empresas, organizações sem fins lucrativos, instituições de pesquisa, entre outros.
Nos Estados Unidos, os representantes do MCTI ainda receberam um certificado da instituição pela condução do Caça Asteroides no Brasil e visitaram instalações da NASA em Houston, o Observatório Green Bank, que usa radiotelescópios com propósitos educacionais, e o Goddard Space Center.
Fizeram parte da comitiva o diretor de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Daniel Lavouras; a coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Silvana Copceski; e o coordenador-geral de Promoção do Ensino de Ciências do MCTI, Roberto Freitas.
“O maior ganho da presença de uma comitiva do MCTI na NASA foi a convicção de que estreitaremos parcerias que viabilizem a vinda para o Brasil de mais programas de Ciência Cidadã, um reflexo do sucesso do Caça Asteroides e do LCO-Imagens do Céu Profundo”, avaliou Lavouras.
O coordenador-geral de Promoção do Ensino de Ciências do MCTI explica que o Caça Asteroides MCTI ganhou importância no Brasil graças ao engajamento de crianças e famílias em torno da astronomia. “O programa começou pequeno aqui e deu tão certo que hoje mais de 10 mil pessoas participam. É muito importante para a difusão da ciência. O Brasil é hoje o país com mais participantes do Caça Asteroides. A NASA ficou curiosa com o engajamento do programa e nos convidou para fazer um treinamento e conhecer os equipamentos de perto”, afirmou.
Silvana destacou que, hoje, o programa Caça Asteroides MCTI conta com mais de 1.200 equipes participantes, com um maior crescimento nesse número no período da pandemia. “Antes era um projeto de dentro da sala de aula, mas aí veio a pandemia e nós tivemos de transformar o presencial em online. Nós conseguimos realizar e, para nossa surpresa, tivemos inscrições de todo o Brasil. Nenhum estado ficou de fora”, detalha.
Caça Asteroides MCTI
É um programa em parceria entre o MCTI e o International Astronomical Search Collaboration (IASC) da NASA, com objetivo de popularizar a ciência entre cidadãos voluntários. Internacionalmente, o programa está presente em 80 países e seis mil escolas com 40 mil estudantes ao redor do mundo.
Imagens do Céu Profundo
É uma iniciativa voltada para escolas, instituições, clubes de ciência e demais grupos interessados na astronomia e tem o objetivo de levar a astronomia para dentro das salas de aula.