Notícias
MCTI participa de seminário sobre semicondutores no Brasil
Foto: Gustavo Magalhães/MRE
O ministro da Ciência, tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou da abertura do seminário “A Cadeia Produtiva de Semicondutores e o Brasil”, realizado na quarta-feira (27), no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. O evento reuniu autoridades e representantes de diversas entidades ligadas ao setor, e debateu políticas públicas e medidas para o aumento da produção de semicondutores no País.
Os semicondutores são componentes essenciais para o funcionamento de computadores, celulares, veículos, eletrodomésticos e demais itens eletrônicos de uso cotidiano, e o mundo enfrenta hoje uma escassez na oferta desses componentes, que tem afetados diversos setores da indústria. Durante sua fala, o ministro Paulo Alvim destacou a importância das peças para a indústria e economia nacional. “Debater a produção de semicondutores no Brasil é uma questão de Estado e de soberania tecnológica e industrial. É um tema transversal, que atinge diferentes setores. Os semicondutores são como o coração da indústria, da tecnologia e do avanço digital. Não existe produção de qualidade sem o uso desses componentes. Por isso, o Brasil não pode ser dependente de outros países nessa questão”, afirmou Alvim.
O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, reforçou a necessidade de expansão da indústria de semicondutores no país. “A crise dos semicondutores refletiu diretamente no preço de alguns produtos, e até mesmo na falta de outros. Hoje, as cinco maiores fabricantes desses componentes primordiais são asiáticas e detém 90% da produção mundial. Expandir a fabricação de semicondutores em solo brasileiro vai possibilitar que passemos a ser um país exportador desses componentes, e gerará impactos positivos para a indústria e economia nacionais”, assegurou o chanceler brasileiro.
A secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Consentino, que também participou da abertura do seminário, afirmou: “Estamos num trabalho conjunto, interministerial, desenvolvendo o Programa Brasil Semicondutores, que logo será lançado. Ele vem como uma atualização da Lei de Informática e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays. Com isso, o foco é desburocratizar, desonerar e apoiar a pesquisa e desenvolvimento desses componentes em nosso país”.
Para acompanhar o evento “A Cadeia Produtiva de Semicondutores e o Brasil” a íntegra, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=DZRpBdjCE5g