Notícias
MCTI completa 37 anos nesta terça-feira (15)
Em 15 de março de 1985, um decreto do governo federal criou o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com a competência de coordenar as políticas desse setor no Brasil para o avanço por meio do conhecimento científico e tecnológico. O pesquisador Renato Archer (1922-1996) foi o primeiro ministro a assumir a pasta.
Ao longo da sua história, o ministério ganhou o I de Inovações. Desde 2019, adotou como missão produzir conhecimento, gerar riquezas para o país e promover a qualidade de vida da população. Com 28 unidades de pesquisa e organizações sociais espalhadas por todo o país, o MCTI está presente nas mais diferentes áreas, do estudo na Amazônia até o setor espacial; do apoio a pesquisadores até os Centros de Inovação.
Nenhum dos avanços da pasta seria possível sem a comunidade científica do país. Além de sua alta qualidade e desempenho, sempre que o Brasil precisou, os pesquisadores ajudaram na resposta às crises, como o Zika vírus, o derramamento de óleo na costa e a pandemia de Covid-19. Que estes 37 anos sejam apenas os primeiros de muito progresso para o país por meio da ciência, tecnologia e inovações.
Conheça mais sobre o trabalho do MCTI em gov.br/mcti.