Notícias
Ministério promove 2º Webinário do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em conjunto com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), promoveu nesta quarta-feira (9) o 2º Webinário do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton-MCTI). A iniciativa visa promover o avanço científico, tecnológico, inovador e empreendedor da área de fotônica no Brasil.
O secretário de Empreendedorismo e Inovação substituto do MCTI, José Gustavo Sampaio Gontijo, participou da abertura do evento, juntamente com o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Sebastião Sahão Júnior, e o coordenador do CPQD, João Batista Rosolem. Dentro do Sisfóton, o CPQD exerce o papel de Laboratório Integrador de uma rede de 11 laboratórios nacionais de fotônica.
Na Mesa Redonda com o tema “Como fortalecer o ecossistema de Fotônica nacional?”, foram debatidas questões-chaves como: discussões sobre políticas públicas, fomento e investimentos, empreendedorismo (deep tech), conexão com o mercado; principais desafios a serem superados e as principais oportunidades que devem ser abraçadas; e como o Sisfóton pode ser um facilitador nesta jornada de desenvolvimento do ecossistema nacional de fotônica. A SEMPI foi representada no debate pelo coordenador Felipe Bellucci.
No período da tarde, o Laboratório Integrador e os Laboratórios Gerais do Sisfóton tiveram a oportunidade de se apresentar em salas virtuais com palestras e explanação de temas importantes em suas áreas de atuação, como: apresentação de projetos, parcerias envolvidas, oficinas, visitas virtuais aos laboratórios, publicação de estudos, técnicas, entre outros temas.
O webinário contou ainda com a presença de vários profissionais de instituições e empresas atuantes na área de Fotônica, do Brasil, com palestras como: A Sbfoton e o desenvolvimento da Fotônica no Brasil, ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre Pohl, da Sbfoton; a Jornada de inovação das Startups: formação, administração e emancipação, ministrada pelo Dr. Maurício Casotti, do CPQD; e a palestra “Ultrapassando as fronteiras de fibras ópticas: da fotônica até a optogenética e monitoramento do meio ambiente”, ministrada pelo Prof. Dr. Younès Messaddeq, da Universidade de Laval, do Canadá.
O Sisfóton-MCTI foi instituído por meio da Portaria GABMI Nº 4.530, de 5 de março de 2021, e é uma das principais ações estratégicas e estruturantes da Iniciativa Brasileira de Fotônica (IBFóton), instituída por meio da Portaria GABMI Nº 4.532, de 5 de março de 2021.