Notícias
Ministro destaca entregas do MCTI para empresários em São Paulo (SP)
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou nesta quarta-feira (16) de uma reunião com empresários e representantes de associações empresariais na cidade de São Paulo. Na ocasião, o ministro do MCTI ressaltou o papel da pasta no desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação que contribuem com a economia do país.
“O governo não pode atrapalhar as empresas, devemos trabalhar juntos em prol dos brasileiros. Este ministério é uma caixa de ferramentas e estamos prontos para apoiar no que for preciso; estamos à disposição”, destacou o ministro Marcos Pontes durante o bate-papo com os empresários e demais autoridades presentes no evento.
No encontro foram apresentadas as principais entregas do MCTI, em especial da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI). Pontes respondeu a perguntas dos empresários sobre as ações do MCTI para o setor e fez questão de destacar o turismo 4.0, a produção de vacinas, as ações voltadas para o setor espacial brasileiro e demais ações importantes durante a sua gestão. Além disso, o ministro destacou a promoção e a popularização da ciência com as ações da pasta, por meio da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC) como o financiamento das olimpíadas científicas.
Aos empresários, o ministro também destacou a participação do MCTI no Auxílio Brasil, programa de distribuição de renda do governo federal por meio do Ministério da Cidadania. Os estudantes vencedores de olimpíadas científicas recebem a Bolsa Iniciação Científica Jr CNPq/MCTI e ainda recebem uma mentoria de professores especializados.
Água Atmosférica MCTI
O ministro apresentou aos empresários, pela primeira vez, a água gerada pelo programa Água Atmosférica MCTI, que consiste em máquinas que condensam a umidade do ar e a transformam em água potável. As máquinas, importadas de Israel, foram instaladas em escolas da região Nordeste do país. “Uma tecnologia barata e cada máquina produz 900 litros de água por dia. Não vai resolver o problema de água do Nordeste, mas vai resolver muitos problemas locais”, disse o secretário de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF), Marcelo Morales.