Notícias
MCTI participa de webinário sobre cooperação para enfrentamento à pandemia na África
Foto: Wesley Souza - ASCOM/MCTI
Como parte dos esforços de combate à pandemia da Covid-19 na África, o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales, participou, nesta quinta-feira (27), do webinário “Cooperação com os Países da África para enfrentamento contra a Pandemia”. O evento promovido pelo The Global New Economy Forum contou com a participação de representantes das embaixadas de 32 países da África, além do MCTI, Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Instituto Butantã, Universidade de São Paulo (USP), entre outras instituições.
Em sua participação, o secretário do MCTI destacou as diversas iniciativas de enfrentamento contra a Covid-19 realizadas pelo ministério desde o início da pandemia, coordenadas pela RedeVírus MCTI, criada em fevereiro de 2020. Entre as diversas estratégias adotadas, Marcelo Morales ressaltou as ações para sequenciamento do vírus – rede Corona-ômica.BR- MCTI -, exames diagnósticos, medicamentos e vacinas. “Gostaríamos de compartilhar com os países irmãos da África todos esses resultados de pesquisas e investimentos fomentados pelo Governo Federal”, afirmou.
O secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI acrescentou que o trabalho de sequenciamento genômico do vírus já vem sendo feito em colaboração com outros países e pode ser ampliado com as nações africanas. Em relação às vacinas, Morales revelou que o ministério apoia 15 estratégias de imunizantes, sendo que uma delas - RNA MCTI CIMATEC HDT – deu início à fase 1 de testes clínicos neste mês de janeiro. “Os pesquisadores da RedeVírus MCTI estão entusiasmados em cooperar no sequenciamento, ensaios clínicos e vacinas com os países africanos.”
Cooperação
Durante a reunião, os embaixadores formaram um comitê que vai trabalhar no detalhamento das ofertas de cooperação entre os países. O chairman do Global New Economy Forum Victor Borges ressaltou que o contexto do combate à pandemia da Covid-9 é uma tarefa de todos os povos e a cooperação deve ser estimulada. "Buscaremos doações de insumos, equipamentos, além de transferência de tecnologia para combater a Pandemia nos países da África”, disse Borges.