Notícias
MCTI entrega certificado de execução orçamentária para instituições vinculadas
O ministro do MCTI reuniu os representantes das 27 unidades de pesquisa, autarquias e empresas públicas vinculadas ao ministério em jantar no Rio de Janeiro (RJ)
Publicado em
15/01/2022 00h44
Atualizado em
01/11/2022 16h33
Foto: Neila Rocha (ASCOM/SEAPC/MCTI)
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, se reuniu nesta sexta-feira (14) com os representantes das 27 instituições vinculadas ao MCTI. O encontro foi durante um jantar na sede da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), uma das organizações vinculadas ao ministério.
Na ocasião, o ministro conversou com os presentes e destacou questões importantes para a gestão do MCTI e todos os altos e baixos no quesito orçamento que a pasta passou em 2021. Marcos Pontes ressaltou o desempenho do ministério da execução orçamentária. “Em 2019 executamos 93%, em 2020 99% e em 2021 foi a mesma coisa, isso é o resultado de uma boa gestão”, disse Pontes.
Durante o encontro, foram reconhecidos com um certificado do MCTI as entidades vinculadas que conseguiram executar 100% do orçamento destinado para o ano que passou. “Esse recurso trouxe avanço para nós em infraestrutura de laboratórios, operações internacionais e infraestrutura do próprio prédio do CBPF. Tudo que o ministério fez vai retornar certamente a nossa missão que é a promoção do avanço científico, da inovação”, destacou o representante do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), Marcio Albuquerque.
“Se colocarmos no papel tudo que foi feito durante este período na área do espaço. Muita coisa foi feita e muita coisa que tinha sido engavetada. Um exemplo é o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, muito anos né, então foi nessa gestão a gente conseguiu assinar o acordo”, afirmou o diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) Paulo Roberto Barros. O ministro está no Rio de Janeiro para participar da Rio Innovation Week, onde as unidades vinculadas ao MCTI estão apresentando seus projetos na Vila da Ciência MCTI.