Notícias
MCTI e ABNT estudam parcerias em diversas áreas
Foto: Wesley Souza - ASCOM/MCTI
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, recebeu na tarde desta sexta-feira (28), a visita do presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William. As duas entidades estudam a possibilidade de parcerias em diversas áreas como biodiversidade, oceanos, combates a incêndios e desmatamentos dentre outros.
Marcos Pontes lembrou todo o apoio que o MCTI recebeu do governo federal para a criação do Instituto do Mar. “Uma vitória da comunidade científica que pleiteava isso há quase 15 anos. Fizemos recentemente duas parceiras com empresas. Uma para limpar microplásticos dos oceanos e para limpar óleo dos mares com uma espuma que utiliza grafeno. E seria interessante o apoio da ABNT neste Instituto para que todo o trabalho fosse feito respeitando as normas e padrões internacionais”, declarou Pontes.
O presidente da ABNT destacou que a Associação fechou recentemente parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e o governo de Mato Grosso (MT) para a criação de normas de combate à incêndios florestais. A prática recomendada ABNT PR1014 especifica os requisitos mínimos e procedimentos básicos para o combate à incêndios em áreas rurais, visando proteger a vida e o patrimônio e reduzir os danos ao meio ambiente. “Também estamos fechando parceria para a produção de normas para o combate aos desmatamentos. Estamos à disposição do MCTI para colaborar no que estiver ao nosso alcance”, afirmou William.
O diretor-geral da ABNT, Ricardo Fragoso, o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, e o assessor do MCTI Fábio Primon também participaram da reunião.