Notícias
Execução orçamentária do MCTI em 2021 é tema do Bate-Papo Ciência e Tecnologia no Dia a Dia
Foto: Neila Rocha (SEAPC/MCTI)
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, apresentou durante o tradicional Bate-Papo Ciência e Tecnologia no Dia a Dia, realizado nesta terça-feira (11), dados sobre a execução orçamentária do MCTI em 2021. Com o encerramento de um ciclo e início de outro, o ministro apontou as diferentes formas como a verba do ministério foi aplicada e como os resultados desses investimentos têm sido devolvidos à sociedade.
Pontes iniciou sua apresentação destacando o enfretamento à Covid-19 e a redução de impactos da pandemia, com ações como o desenvolvimento de vacinas nacionais, em especial, a vacina RNA MCTI CIMATEC HDT, que entrará em fases de teste ainda nesta semana. Além disso, ressaltou o trabalho dos pesquisadores da Rede Vírus MCTI e do CT Vacinas.
“O que tem sido estudado e desenvolvido em nosso país nos dará uma segurança para enfrentar futuras pandemias e novas doenças. Os pesquisadores têm desenvolvidos inúmeros estudos que são decisivos para a saúde em nosso país. Com o Centro de Vacinas, nós deixamos o Brasil preparado para enfrentar diferentes situações”, afirmou o ministro.
Outro importante ponto destacado foi o pagamento de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao ministério. Ao todo, são mais de 85 mil benefícios pagos a cientistas de diferentes áreas de atuação. O ministro destacou que “os valores pagos pelo CNPq são de grande importância para os pesquisadores. Esse dinheiro permite que o cientista se dedique ao desenvolvimento de seu estudo e, assim, alcance os resultados esperados. Hoje, o pagamento dessas bolsas é uma prioridade do ministério, e mantê-las em dia é de grande interesse para a ciência do Brasil. Ao longo de 2021, nenhuma bolsa deixou de ser paga ou foi cortada”.
Marcos Pontes ainda salientou algumas chamadas públicas abertas ao longo do ano passado, como a de apoio à construção de Parques Tecnológicos, que disponibilizará 180 milhões de reais para implantação das unidades, e a chamada de infraestrutura de pesquisa, no valor de 100 milhões de reais, voltada a reforma e reestruturação de laboratórios pelo país.
Por fim, o ministro informou que a "execução orçamentária do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em 2021 foi de 99,87%, a quinta melhor execução entre todos os ministérios" e afirmou que a boa execução orçamentária de 2021 foi possível graças ao trabalho alinhado do MCTI com suas 27 unidades vinculadas, que utilizaram de forma consciente, assertiva e consciente o orçamento repassado a elas.
Para saber mais sobre o assunto, leia a matéria no link a seguir: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2021/11/conheca-os-fatos-sobre-a-execucao-orcamentaria-do-ministerio-da-ciencia-tecnologia-e-inovacoes-mcti
Para conferir o Bate-Papo Ciência e Tecnologia no Dia a Dia veja o vídeo abaixo: