Notícias
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
SNCT: Ministro do MCTI participa do Voz do Brasil com transmissão em formato inédito
Foto: Neila Rocha (ASCOM/SEAPC/MCTI)
Não havia lugar melhor para uma transmissão inovadora. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou nessa segunda-feira (6), do Voz do Brasil direto do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, onde acontece a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Os apresentadores Gabriela Mendes e Nasi Brum comandaram o programa direto dos estúdios da EBC enquanto a repórter Gabriela Noronha fazia as perguntas pessoalmente ao ministro num estúdio que foi montado pela emissora dentro do estande do Ministério das Comunicações para a transmissão da entrevista. Antes dessa transmissão inovadora, devido as dificuldades de logística quando havia uma participação ao vivo no programa, apenas o áudio era transmitido para as rádios.
Questionado sobre os destaques da SNCT Marcos Pontes ressaltou o estande da RedeVírus MCTI. O grupo de pesquisadores especialistas em virologia foram convocados pelo MCTI - antes mesmo da OMS declarar a pandemia - para auxiliar o governo nas diretrizes e estratégias do combate à Covid-19. “Temos desde desenvolvimento de testes de diagnósticos, sistemas de proteção individual, sistemas de proteção coletiva, medicamentos, monoclonais, plasmas, vacinas. As pessoas que tiverem curiosidade de saber como está sendo desenvolvido todo esse trabalho pode visitar o estande”, explicou.
Pontes lembrou também que todas as unidades vinculadas ao MCTI estão expondo na SNCT. “A gente muito a respeito da Amazônia. Temos aqui uma parte de biodiversidade de todos os biomas, inclusive de Amazônia. Com todos os projetos das nossas vinculadas desenvolvidos na região. As pessoas vão ficar impressionadas com as pesquisas que são feitas pelo MCTI na região”, exemplificou.
O ministro do MCTI ressaltou também que para 2022 novos projetos serão desenvolvidos ou serão complementados. “Teremos o Instituto Nacional do Mar, na questão dos oceanos. Mais um laboratório Criosfera, na Antártica”, revelou.
Pontes lembrou também da parceria no governo federal entre o MCTI e outros ministérios. “Estamos gravando direto do estando do nosso parceiro Ministério das Comunicações. Temos na SNCT também estandes dos ministérios da Educação (MEC), da Cidadania (MC), da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), do Desenvolvimento Regional (MDR) e muitas outras instituições. Temos também a presença das três forças armadas, da Polícia Federal. Ou seja, muitas atrações e muito conhecimento para todo mundo”, afirmou.
Outro questionamento feito ao ministro foi se um dos objetivos do SNCT é chamar a atenção de crianças e jovens para as ciências. “Essa é a ideia. Têm muitas escolas e alunos frequentando nosso evento eu fico impressionado com isso. Hoje a tarde fizemos entrega de medalhas para alunos vencedores das Olimpíadas Científicas”.
SNCT 2022
Marcos Pontes destacou também durante a entrevista que o tema da edição do ano que vem da SNCT foi lançado numa das programações da feira dessa segunda-feira. “O tema será o Bicentenário da Independência. São 200 anos de ciências desde a independência até os dias de hoje”.
O ministro finalizou a entrevista elogiando a EBC. “Quero parabenizar o programa Voz do Brasil por ter montado o estúdio dentro da SNCT uma área de divulgação de ciência e tecnologia a gente precisa muito dessa divulgação no Brasil”, finalizou.
Veja a entrevista abaixo: