Notícias
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Simpósio destaca iniciativas para a recuperação verde no Brasil
Crescimento verde, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas foram temas discutidos, nesta terça-feira (7), durante o Simpósio Clima e Economia – Contribuição do MCTI para a Recuperação Verde no Brasil. O evento fez parte da programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pelo MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.
O simpósio promovido pela Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (Sepef) do MCTI contou com a participação de representantes dos setores acadêmico, financeiro, de crédito e empresarial. Eles destacaram as principais iniciativas do ministério e das instituições públicas e privadas para a recuperação verde no Brasil.
“A ciência brasileira, o setor privado e os demais setores da sociedade podem somar esforços e contribuir na busca por inovação, pela implementação de novas tecnologias de produção voltadas para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, reforçou o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales.
De acordo com Morales, o simpósio buscou compartilhar e debater as contribuições da ciência brasileira e das instituições participantes para a pauta do crescimento verde. “As ações apresentadas reforçam o compromisso com uma agenda de sustentabilidade cada vez mais robusta e necessária.” Ele reforçou que o MCTI está comprometido com o desenvolvimento da pesquisa de ponta e com o avanço na fronteira do conhecimento, com o objetivo de gerar renda e qualidade de vida para os brasileiros.
Iniciativas
No primeiro painel do simpósio, o professor Edson Domingues, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fez uma apresentação sobre os resultados do projeto “Saúde, Economia e Clima frente à Covid-19 no Brasil: papel do crescimento verde na recuperação da economia”. Em seguida, Régis Rathman, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destacou as principais funcionalidades do Sinapse MCTI - Simulador Nacional de Políticas Setoriais e Emissões. Ele explicou como a ferramenta pode auxiliar o Brasil no cumprimento de compromissos setoriais para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A apresentação do representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Maurício Syrio, abordou “Investimentos em Tecnologia e Inovação para o Crescimento Verde”. Nessa temática, ele destacou as diversas iniciativas da empresa pública vinculada ao MCTI no fomento a projetos de inovação nas temáticas Agro 4.0, Cidades Inteligentes, Indústria 4.0 e Saúde 4.0.
Um destaque do simpósio foi a realização de um painel que reuniu representantes de instituições financeiras para discutir desenvolvimento sustentável e investimento verde. O debate contou com as participações de Diogo Nogueira , do Banco Central, Henrique Vasconcellos, do Banco do Brasil , e Juliana Falcão , da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A SNCT
A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece até o próximo dia 10 de dezembro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a ideia da SNCT neste ano é mostrar como a CT&I estão presentes nas mais diferentes áreas da nossa rotina. Mais de 40 instituições estão no local apresentando projetos, pesquisas e programas voltados para a ciência, tecnologia e inovações.