Notícias
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Programando o Futuro mostra como lixo eletrônico pode se transformar em oportunidades
O Brasil é um dos maiores produtores de resíduos eletrônicos do mundo, mas, ao mesmo tempo, um dos que menos reaproveitam esses materiais. Quem visita o ônibus da ONG Programando o Futuro, na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, descobre que aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e baterias, se jogados no lixo comum, podem contaminar o solo e água com elementos tóxicos. Por outro lado, quando esses restos são reaproveitados, se transformam em oportunidades e novos equipamentos recondicionados.
A Programando o Futuro atua há 15 anos na cidade do Gama, no Distrito Federal, com a capacitação de jovens e adultos na montagem, manutenção de computadores e informática básica. A instituição participa do programa Centro de Recondicionamento de Computadores (CRCs), do Ministério das Comunicações, que atua com instituições em diferentes Estados que recebem equipamentos descartados de vários órgãos públicos e dão uma destinação adequada para o material que não pode ser reaproveitado.
“Nós viemos expor sobre a importância do descarte dos resíduos eletrônicos pela população, empresas e governo. Há 15 anos, o governo federal tem um programa de descarte sustentável do seu patrimônio, que permite a inclusão digital de centenas de comunidades no Brasil. Nós viemos expor como é feito o recondicionamento dos computadores, como é o descarte correto e como funciona a capacitação de jovens e adultos”, afirma o coordenador da instituição, Vilmar Nascimento.
Ao lado do ônibus da instituição também tem uma caixa onde os visitantes da SNCT podem deixar seu lixo eletrônico. “As pessoas que vierem para a SNCT podem trazer o lixo eletrônico, descartar no nosso ponto, e quem fizer isso concorre ao sorteio de um notebook recondicionado no último dia do evento. O lixo eletrônico vai desde o computador, impressora, celular, a chapinha do cabelo, o chuveiro queimado, fone de ouvido e até mídias de CD e DVD”, detalha.
O ônibus da Programando tem alguns vídeos sobre o tema dos resíduos eletrônicos e um painel que mostra os diferentes elementos tóxicos que são encontrados nos aparelhos que utilizamos no dia a dia. No site da instituição, https://www.programandoofuturo.org.br/ também é possível ver mais de 100 pontos de recolhimento de aparelhos eletrônicos espalhados pelo Distrito Federal.
A SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento coordenado pelo MCTI com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno da ciência, tecnologia e inovações por meio de atividades lúdicas e inovadoras que mostram a importância do tema no dia a dia de todos e no desenvolvimento do país.
Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a ideia da SNCT neste ano é mostrar como a CT&I estão presentes nas mais diferentes áreas da nossa rotina. Sediada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a SNCT acontece até 10 de dezembro.
Para ficar por dentro de tudo que o MCTI está fazendo siga as nossas redes sociais:
YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Flickr!