Notícias
Ministro do MCTI recebe embaixador do Brasil na Dinamarca
Foto: Wesley Sousa (SEAPC/MCTI)
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, recebeu nesta terça-feira (14) o embaixador do Brasil na Dinamarca, Rodrigo Azeredo. O assunto da reunião foi a cooperação entre os dois países em diversos setores envolvendo iniciativas em ciência, tecnologia e inovação. Em especial, o embaixador destacou a questão da produção de energia renováveis, na qual o Brasil tem grande potencial. “O Brasil tem que fazer parte da solução”, destacou Rodrigo Azeredo.
O ministro do MCTI apresentou para o embaixador as prioridades do ministério na área de tecnologia. De forma resumida, Marcos Pontes listou as cinco prioridades no setor como: tecnologias estratégicas, de produção, sustentável, para qualidade de vida e tecnologias habilitadoras. O ministro destacou a importância da reunião com representantes do Brasil em outras nações. “Acho importante essa conexão. Tem muitas informações que a gente não consegue passar para o embaixador que está lá, dentro da situação”, afirmou Marcos Pontes.
Um acordo bilateral na área de ciência e tecnologia está em vigência entre os dois países desde 2011. Porém desde 2017 não acontece uma reunião entre os representantes dos dois países para alinhamento e novas diretrizes. O embaixador Rodrigo Azeredo afirmou que será importante fazer um encontro em Copenhague, na Dinamarca, sobre o memorando. “Acho que seria muito importante se a gente tivesse esse segmento dessa reunião no âmbito desse memorando de entendimento para que a gente dê segmento ao que já foi acordado e que a gente identifique possibilidade para introduzir novos temas também com esse viés empresarial, de investimento, acho que isso seria muito positivo”.
Entre as possibilidades de desenvolvimento em conjunto com os dois países estão iniciativas em diversos setores de ciência, tecnologia e inovações como captação de fundos, startups, investimento em projetos verdes, agritech, inteligência artificial e outros assuntos. Essas ideias foram compartilhadas pelo embaixador com demais representantes do MCTI, como o secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos (SEFIP), Marcelo Meirelles e com o secretário de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI), Paulo Alvim.