Notícias
INSA/MCTI promove demonstração do Programa Água Atmosférica “Bebendo água do ar”
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), promoverá demonstração do funcionamento das máquinas do Programa Água Atmosférica “Bebendo Água do Ar”, na próxima sexta-feira (10), às 14h.
O programa visa avaliar o impacto na saúde humana em comunidades escolares a partir da geração e oferta de água potável obtida da umidade do ar. O objetivo é desenvolver e aplicar metodologia de avaliação de impacto na saúde humana a partir da oferta de água potável com base em sete dimensões: sanitária, ambiental, tecnológica, mental, sociocultural, econômica e epidemiológica.
Estão sendo implantados 4 pilotos de água atmosférica nas escolas. A expectativa é de que elas estejam prontas para iniciar a produção de água atmosférica a partir do início do ano letivo de 2022, dependendo do calendário escolar de retorno às aulas presenciais.
Atuação do INSA/MCTI
Com vasta experiência em projetos no tema de recursos hídricos no Semiárido, o INSA está atuando na preparação e adequação dos pilotos nas escolas que receberão sistemas de geração de água atmosférica. Também é responsável pelo treinamento de operadores locais que farão a manutenção e acompanhamento dos equipamentos.
Serão quatro as comunidades escolares que receberão a tecnologia, nos seguintes municípios do Semiárido, selecionados a partir de critérios técnicos: Santana do Ipanema (AL), Retirolândia (BA), Monsenhor Tabosa (CE) e João Câmara (RN).
Água para as comunidades
A água do ar gerada pelos equipamentos instalados estará disponível para toda comunidade escolar. A pesquisa científica, por sua vez, está focada em grupos específicos de alunos do Ensino Fundamental.
Algumas atividades de diagnóstico preliminar já estão sendo conduzidas pela Fiocruz, assim como ações de sensibilização e orientação junto às comunidades escolares.
O Programa Água Atmosférica “Bebendo Água do Ar” é uma iniciativa do MCTI, em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), e a Fiocruz, por meio da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). A empresa Watergen fez a doação de 10 equipamentos GEN-350 para o projeto.
Demonstração Água Atmosférica
Sexta-feira, 10 de dezembro
Às 14h, na sede do INSA
Av. Francisco Lopes de Almeida, s/n - Serrotão
Contato: (83) 3315-6400