Notícias
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Em visita aos estandes da 18ª SNCT ministro Marcos Pontes apresenta programas apoiados pelo MCTI
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, visitou nesta segunda-feira (6) parte dos expositores na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O ministro do MCTI passou por estandes das secretarias do ministério e assistiu apresentações culturais no palco principal da SNCT. A primeira parada do ministro durante a visitação foi no estande do Centro de Tecnologia em Vacinas (CT Vacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um projeto que é acompanhado pelo MCTI. Na oportunidade, o ministro Marcos Pontes destacou que a ideia é tornar o CT Vacinas no Centro Nacional de Tecnologias em Vacinas (CN Vacinas). “O país vai ter tecnologia próprias para o desenvolvimento de vacinas”, ressaltou o ministro do MCTI.
Marcos Pontes fez questão de destacar a atuação da RedeVírus MCTI, um comitê de pesquisadores que direciona as ações do ministério no enfrentamento da pandemia. “Saiba que mais de 60% do sequenciamento genético feito no país é feito pela RedeVírus MCTI. Além disso eles fazem controle de mutação, análise de vacinas, acompanhamento de animais silvestres, eles fazem observação em águas residuárias e o desenvolvimento de vacinas”, afirmou o ministro sobre a rede. Marcos Pontes também falou que o ministério está produzindo vacinas contra a Covid-19. “Foram investidos em 15 tecnologias de vacinas, cinco delas já foram para a Anvisa, uma delas já vai começar os testes clínicos agora, liberado pela Anvisa e a melhoria de laboratórios no país como um todo, além do acompanhamento da doença, um trabalho completo graças a estratégia da RedeVírus MCTI”.
O destino seguinte do ministro da ciência, tecnologia e inovações foi o palco principal da 18ª SNCT onde uma orquestra formada por crianças, adolescentes e adultos do Instituto Alexa se apresentou. Os músicos utilizam materiais reciclados como canos de PVC, tambores de plástico e garrafas pet como instrumentos. “Para quem gosta de física, se você reparar cada um daqueles tubos tinham larguras diferentes e comprimento diferentes isso aí faz a reverberação dentro. Física está dentro da música, física está em todo lugar”, falou Marcos Pontes após a apresentação.
Logo após, Marcos Pontes passou pelo estande do Sistema de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) onde comentou um projeto de recuperação da Mata Atlantica. “Muito se fala em Amazônia, mas o Brasil tem seis biomas diferentes, Mata Atlântica é uma delas. Essa parte de recuperação da Mata Atlântica é extremamente importante para o país também. Infelizmente é uma área que tem muitas cidades e recuperação disso aí e importante para gerar qualidade de vida para todo mundo”. Outro projeto exposto no mesmo estande é o CITinova que oferece soluções tecnológicas e ferramentas colaborativas para a promoção de gestão pública integrada, inclusiva, participativa e sustentável das cidades. “Aliás quando o pessoal fala de cidades inteligentes, muitas vezes o pessoal pensa apenas em conectividade, na parte de transformação digital, mas é um composto, uma série de coisas”, comentou o ministro. Ainda no mesmo local, Marcos Pontes visitou projetos voltados para os oceanos e a Antártica.
A parada seguinte foi no estande da Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos do MCTI, a SEFIP. O secretário Marcelo Meirelles recebeu o ministro e apresentou o portfólio de projetos da secretaria que estão sendo expostos na SNCT. Um deles é o programa Parceiro da Ciência. “Consiste em trazer outras instituições para ajudar no financiamento de projetos de ciência e tecnologia, para além dos recursos públicos”, detalhou o secretário Marcelo Meirelles. Outro programa voltado para startups é a plataforma InvestMCTI que tem o objetivo de ser um polo para agrupar e conectar investidores e os projetos de startups de ciência e tecnologia brasileiros, gerando um ambiente de negócios mais produtivo e inovador. “Hoje nós já temos dentro do InvestMCTI, a pessoa que tiver interessada ela vai entrar ali e consultar, agora se ela quiser mais informação ela pode se cadastrar. Quando ela se registrar e nós aceitarmos ela consegue ter um detalhamento dos projetos”, complementou o secretário da SEFIP.
“Esse ministério ele realmente é o ministério das inovações, a gente ajuda as empresas e inventores e pesquisadores a criarem inovações e dentro do ministério nós temos inovações que vão ficar aí como legado para o nosso Brasil e para todos aqueles que acredita, que o Brasil precisa ser independente da sua ciência, em toda sua tecnologia e que ele possa através disso gerar mais qualidade de vida, mais recursos para o país, mais ciência, mais conhecimento e mais desenvolvimento econômico”, destacou o ministro Marcos Pontes ao sair do estande da SEFIP.
O último destino da visita do ministro Marcos Pontes pela 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi assistir no palco principal a apresentação do coral MCTI, formado por servidores da pasta. “Isso dá muito orgulho para a gente”, afirmou o ministro após assistir à apresentação. “Às vezes as pessoas me perguntam como é que você consegue fazer tanta coisa no ministério, com poucos recursos. Não sou eu que faço, somos nós que fazemos. Acima de tudo a gente precisa ter paixão pelo que faz”, finalizou Marcos Pontes. A visitação do ministro foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do MCTI e pode ser conferida na íntegra abaixo.
A SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento coordenado pelo MCTI com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno da ciência, tecnologia e inovações por meio de atividades lúdicas e inovadoras que mostram a importância do tema no dia a dia de todos e no desenvolvimento do país.
Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a ideia da SNCT neste ano é mostrar como a CT&I estão presentes nas mais diferentes áreas da nossa rotina. Sediada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a SNCT acontece até 10 de dezembro.
Para ficar por dentro de tudo que o MCTI está fazendo siga as nossas redes sociais:
YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Flickr!