Notícias
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
DATASAT prevê rede de antenas para captação de dados de satélites para ensino e pesquisa
Uma rede de antenas para captação dos dados emitidos por satélites em todo o mundo que poderão ser utilizados por instituições de ensino e pesquisa. Essa é a proposta do Projeto Global DATASAT, uma das atrações do estande do Grupo Criar Space Systems na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento é realizado pelo MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, até o dia 10 de dezembro.
O projeto DATASAT: Rede de Antenas Direcionais Automáticas (ADA) prevê a instalação desses equipamentos em pontos estratégicos do Brasil e do mundo. Essas antenas operam em diferentes faixas de frequência - UHF, VHF, S, X, Ka, Ku ou outras faixas de interesse. A Rede DATASAT vai permitir o monitoramento e captação dos dados emitidos por satélites posicionados em órbita baixa.
“Com a antena ADA, que compõe a rede, instituições de ensino podem monitorar e receber o sinal que os satélites transmitem. Cada instituição selecionada pode receber uma antena direcional e participar da DATASAT utilizando os dados captados para fins de ensino e pesquisa”, afirma o CEO da Criar Space Systems, Sergio da Silva Soares.
Ele explica que quando o satélite passa por cima de qualquer lugar está o tempo todo transmitindo dados, de acordo com a finalidade de cada equipamento. “Essas informações transmitidas podem ser recebidas e guardadas. De tal forma que a empresa, a universidade ou a entidade que queira realizar algum trabalho com essa informação pode ter acesso a ela de forma global”.
Atualmente, a rede já conta com três antenas instaladas no Brasil e a quarta será instalada em Portugal. A empresa busca o apoio do MCTI para a divulgação e expansão do projeto, além da indicação de entidades e instituições parceira que deverão receber a antena gratuitamente.
Para o diretor de Tecnologias Aplicadas da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) do MCTI, Eduardo Soriano, o projeto permite que todo mundo tenha acesso às informações obtidas pelos satélites. “É uma oportunidade de democratização das informações dos satélites. Com a rede, as informações captadas dos satélites pelas antenas ficarão centralizadas e poderão ter aplicações diversas”.
SNCT
Aberta das 8h30 às 19h e das 10h às 19h no fim de semana, a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é TOTALMENTE GRATUITA e voltada para toda a família. O evento conta com atrações e estandes distribuídos pelo Pavilhão apresentando as principais tecnologias desenvolvidas pelo MCTI, unidades vinculadas, órgãos de governo e parceiros do evento, totalizando mais de 40 instituições.