Notícias
Alerta: CEMADEN/MCTI indica alto risco de novas inundações e deslizamentos de terras na Bahia
As intensas chuvas das últimas semanas no sul da Bahia (BA) causaram o encharcamento do solo e danos a infraestruturas da região, incluindo estradas, pontes e residências. Essa situação, aliada à muito provável ocorrência de chuvas volumosas, especialmente entre a sexta-feira (24 e domingo (26) de dezembro, permitem identificar um alto risco de ocorrência de novos deslizamentos de terra e inundações.
Por isso, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) unidade de pesquisa vinculada ao MCTI está em contato permanente com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para que as ações de preparação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil possam ser adotadas com antecedência.
Os alertas do CEMADEN/MCTI sobre precipitações que são registradas ao longo do tempo e a previsão para os próximos dias são enviados ao CENAD/MDR que os repassa para os órgãos de Defesa Civil Estadual e Municipal, e resultam da combinação da possibilidade de ocorrência e do impacto potencial, podendo ser moderado, alto e muito alto.
Em caso de alerta de risco de nível alto, a probabilidade de ocorrência do desastre é alta, assim como seu impacto potencial para a população. Recomendam-se as ações previstas no Plano de Contingência Municipal e demais ações previstas neste, tais como: verificação in loco nas áreas de risco, acionamento dos órgãos locais de apoio, preparação de abrigos e rotas de fuga etc.
Desde inícios do mês de outubro está atuando o fenômeno atmosférico-oceânico conhecido como “La Niña”, que consiste no esfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico central. A redução da temperatura do oceano está associada a mudanças no comportamento dos ventos e, consequentemente, das precipitações. No Brasil, o fenômeno do La Niña causa comummente redução da precipitação no centro-sul do país e incremento dos volumes pluviométricos no centro-norte.
Deve-se destacar que as previsões indicam que o fenômeno do La Niña deve continuar modulando o regime de chuvas no Brasil durante todo o verão.
O CEMADEN/MCTI continuará acompanhando a situação de forma contínua, 24 horas por dia.
Saiba mais informações aqui.