Notícias
Em visita ao MCTI presidente da 3M no Brasil aborda atuação no combate à Covid-19
Foto: Wesley Sousa - ASCOM/MCTI
“O mais importante de tudo é o fato de termos contribuído para salvar vidas”, declarou o presidente da 3M no Brasil, Marcelo Oromendia, sobre a proeza alcançada pela empresa que em 2020 triplicou a produção de EPIs em apenas três meses para ajudar a atender a alta demanda pelos produtos de proteção individual em razão da pandemia de coronavírus. A declaração do Oromendia foi feita na quarta-feira (24) durante visita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O presidente da 3M no Brasil foi recebido pelo ministro astronauta Marcos Pontes e pelo secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim.
No encontro Marcos Pontes fez questão de destacar o trabalho estratégico do ministério em conjunto com diversas empresas que durante a pandemia ajudaram o governo federal a suprir a carência decorrente da alta demanda por equipamentos como respiradores pulmonares, kits para diagnósticos e máscaras.
“Quero deixar registrado um agradecimento público a 3M por ter colaborado com o governo federal num momento crítico de pandemia com a produção em grande escala de máscaras de proteção facial. Não conseguiríamos fazer muita coisa sem essa parceria com o setor privado”, afirmou Marcos Pontes. As máscaras N95 produzidas pela 3M não eram reutilizáveis e foi preciso investimento em pesquisas para que o produto pudesse ser utilizado mais vezes.
Durante a reunião Marcos Pontes ponderou o que o MCTI poderia fazer para melhorar o ambiente de negócios no país e colaborar com o desenvolvimento da empresa que, apenas no Brasil, emprega cerca de 3500 funcionários e conta com uma equipe de 130 pesquisadores. O gerente de Relações Governamentais da 3M, Fernando Almeida sugeriu que é preciso ter segurança jurídica para poder crescer ainda mais e ressaltou que ações como a Lei do Bem contribuem com isso. “Estudos indicam que 37% do tempo dos cientistas é gasto com questões burocráticas. Se conseguíssemos diminuir esse tempo para uns 15%, por exemplo, poderíamos contratar ainda mais pesquisadores para nossa empresa”, explicou Almeida.
Ao final da reunião o presidente da 3M no Brasil fez um balanço positivo do encontro. “É sempre muito importante para a 3M conversar com diferentes atores do governo federal. Tivemos uma conversa franca com o ministro e o secretário de inovação do MCTI. Falamos de muitos assuntos importantes como a Lei do Bem, áreas potenciais de desenvolvimento, microplásticos, EPI’s. Estamos à disposição para contribuir com o governo em futuros projetos”, finalizou Oromendia.
Também participou do encontro a especialista em relações governamentais da 3M, Kamilla Zardini.
A 3M é fabricante de diversos produtos de uso cotidiano, equipamentos de proteção individual, fitas adesivas de fixação, produtos de limpeza e desinfetantes, filmes e películas e equipamentos odontológicos. Com uma gama de 60 mil produtos, é uma empresa global que emprega quase 100 mil pessoas e conta com cerca de 10 mil cientistas em mais de 120 países onde seus produtos estão presentes.
Para ficar por dentro de tudo que o MCTI está fazendo siga as nossas redes sociais: