Notícias
Teste nacional de Covid-19 financiado pelo MCTI recebe registro da Anvisa
Ministro Marcos Pontes durante apresentação do teste de Covid-19 (Foto: Neila Rocha - ASCOM/MCTI)
Um teste para a detecção da Covid-19 100% brasileiro financiado pelo MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações recebeu o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (4). Esta é mais uma etapa cumprida pelo kit sorológico desenvolvido por pesquisadores brasileiros e regulamentado por meio de uma resolução já publicada no Diário Oficial da União. O Kit Elisa Covid-19 IgG foi apresentado recentemente pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações astronauta Marcos Pontes, durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro Nacional de Vacinas MCTI-UFMG em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, Marcos Pontes mostrou para o presidente Jair Bolsonaro o teste produzido graças à ciência nacional.
O teste é baseado no método “Elisa” - sigla, em inglês, para ensaio de imunoabsorção enzimática -, que se destaca por ser mais sensível do que os exames rápidos, o que evita falsos negativos. O teste foi finalizado em agosto e recebeu apoio da RedeVírus MCTI com um aporte inicial de cerca de R$10 milhões. O Kit Elisa Covid-19 IgG tem também financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas (INCT-V) e foi integralmente desenvolvido pelo CT-Vacinas. O escalonamento e produção estão sendo realizados pela Bio-Manguinhos da Fundação Oswaldo Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde.
Durante a apresentação do teste brasileiro em Belo Horizonte (MG), Marcos Pontes comemorou a entrega do primeiro lote do Kit Elisa Covid-19 IgG. “Agora o Brasil produz também testes diagnósticos para detectar Covid-19, desenvolvido aqui em Minas Gerais”.