Notícias
Ministro do MCTI fala de cooperação com Emirados Árabes Unidos em entrevista
Foto: reprodução WAM
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, concedeu na última sexta-feira (22) entrevista ao canal de Notícias WAM em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Pontes falou das ações do MCTI para o desenvolvimento de vacinas nacionais contra a Covid-19 que poderão contribuir para a pesquisa de imunizantes no país árabe. Além disso, o ministro do MCTI demonstrou interesse no compartilhamento de projetos espaciais com o país.
Durante a entrevista, Marcos Pontes destacou o desenvolvimento de vacinas no país realizado por meio da RedeVírus MCTI, comitê de especialistas criado pela pasta para o enfrentamento da pandemia no país. "Com certeza! Este é um dos motivos pelos quais trouxe minha equipe aqui agora, não só para demonstrar o que estamos fazendo lá no Brasil em diversas áreas, mas também para tentar obter alguma parceria, colaboração ou cooperação, especialmente com empresas que querem trabalhar com o Brasil”.
Uma comitiva do MCTI está participando da Expo Dubai 2020. O objetivo desta participação é atrair investimento para o país na área de ciência, tecnologia e inovações. O ministro Marcos Pontes destacou o potencial brasileiro para o desenvolvimento de pesquisas que possam ser de interesse da comunidade internacional e afirmou que a importância da exposição. “É um grande mercado. É uma boa oportunidade para nós e para outros países ou investidores que podem investir no Brasil em projetos que incluem pesquisa e produção de vacinas”.
Sobre a cooperação para assuntos espaciais, o ministro, que é o único astronauta brasileiro, informou que no futuro ambos os países poderão trabalhar juntos para desenvolver um programa no setor. Questionado qual era a sua opinião sobre o anúncio dos Emirados Árabes Unidos que pretende lançar uma missão interplanetária em 2028 com objetivo de explorar o cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, Marcos Pontes comentou. "Acho isso maravilhoso. Fui à Agência Espacial aqui. Falei com alguns dos caras lá e eles são incríveis. É muito bom ter mais países avançando no setor espacial. Espero que possamos trabalhar juntos em alguns desses projetos”.