Notícias
MCTI participa de sessão no Senado sobre inovação para o tratamento do câncer
Foto: Wesley Sousa (ASCOM/SEAPC/MCTI)
O MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações participou na terça-feira (26) de sessão da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal, que discutiu inovações tecnológicas para tratamento do câncer. A sessão foi proposta pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL) conduzida pelo senador Styvenson Valentim (Podemos/RN). A reunião contou ainda com a contribuição de vários especialistas convidados.
O diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador, Marcos Cesar de Oliveira Pinto, representou o MCTI e apresentou as principais iniciativas do ministério relacionadas ao assunto. O diretor ressaltou que o Brasil precisa evoluir muito no tratamento do câncer e destacou a importância da inovação para o desenvolvimento da saúde.
“A saúde ainda precisa em vários aspectos de uma transformação digital”, ressaltou. “O único jeito de fazermos mais com menos, em termos de políticas públicas, é por meio da inovação e da tecnologia”. O diretor afirmou ainda que a inovação é importante para reduzir os custos dos tratamentos que, no caso do câncer, são particularmente altos.
Entre as ações do MCTI citada pelo diretor está a Câmara de Saúde 4.0, em construção com parceria do Ministério da Saúde, abordando questões como telemedicina, acompanhamento remoto, internet das coisas e a inteligência artificial, que possui sua Estratégia Brasileira publicada no âmbito do ministério. Ele também citou dois programas de apoio ao empreendedorismo inovador, o Conecta Startup Brasil, que apoiou mais de 20 startups na área da Saúde e o programa Centelha, com 70 startups apoiadas, sendo quatro que trabalham especificamente com câncer.
Veja o vídeo da sessão na íntegra no link: