Notícias
Conselho Diretor do FNDCT aprova planos de investimentos
Foto: Wesley Sousa (ASCOM/SEAPC/MCTI)
Em reunião do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), na quarta-feira (13), ficaram definidos os planos de investimentos do fundo para 2021. Os componentes aprovaram um total de R$ 800 milhões para os recursos reembolsáveis e R$ 3,6 bilhões para os não reembolsáveis.
O ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, ressaltou no encontro que projetos importantes serão financiados com recursos do FNDCT, como o Centro Nacional de Vacinas, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a chamada universal lançada pelo CNPq agência vinculada ao MCTI.
A reunião contou a participação virtual de diretores de seis organizações sociais vinculadas ao MCTI: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII); Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá; Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Cada representante apresentou os principais projetos desenvolvidos em cada instituição, como o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação, do CGEE; as pesquisas de grande porte usando o acelerador de partículas brasileiro, o Sirius; a abertura de novas unidades EMBRAPII para aproximar a indústria dos centros de pesquisa; o projeto de laboratórios satélites na Amazônia (Salas MCTI); as olimpíadas de matemática e a rede da RNP que conecta universidades e instituições de pesquisa.
O ministro Marcos Pontes, afirmou que o ministério tem buscando alternativas para recompor o mais brevemente possível os recursos para o orçamento da pasta remanejados pelo PLN (Projeto de Lei do Congresso Nacional) 16. Pontes afirmou que conversou sobre o tema com o presidente da República, Jair Bolsonaro, assim como tem dialogado com parlamentares, Ministério da Economia, a Casa Civil e a Secretaria de Governo.
CD do FNDCT
O Conselho Diretor do FNDCT é uma instância colegiada deliberativa responsável por definir políticas, diretrizes e normas para utilização dos recursos do fundo. Presidido pelo ministro do MCTI, o conselho tem a participação de representantes do governo, do CNPq e FINEP, entidades vinculadas à pasta, e membros da comunidade acadêmica, setor empresarial e trabalhadores da ciência e tecnologia.