Notícias
Estudantes recebem medalhas de Olimpíadas Científicas em Minas Gerais
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações promoveu nesta quinta-feira (30), em Belo Horizonte, a entrega de medalhas para estudantes vencedores de Olimpíadas Científicas financiadas pela pasta por meio de editais do CNPq, fundação do MCTI. Mais de 20 milhões de estudantes participam anualmente de mais de 60 competições do conhecimento.
O objetivo dos eventos é identificar talentos, estimular a curiosidade dos estudantes, incluir os temas científicos na pauta das escolas, e classificar os estudantes para competições internacionais. A premiação faz parte dos eventos que comemoram os 1000 dias de governo.
Em Minas Gerais, foram entregues medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); Olimpíada Brasileira de Medicina; Olimpíada Brasileira de Informática; e Olimpíada Brasileira de Química.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, destacou a importância das olimpíadas e da participação dos estudantes. O ministro também ressaltou o papel dos pais e professores na educação dos alunos.
“Eu confesso que esse tipo de evento é o que eu mais gosto de participar. Um desses jovens ganhando medalhas pode encontrar a cura do câncer, ganhar um prêmio Nobel, pousar em Marte, ser um presidente da República. Eu tenho uma honra muito grande de estar aqui com esses jovens”.
O superintendente do SEBRAE em Minas Gerais, Afonso Rocha, falou sobre a presença da ciência e tecnologia na educação. “É uma alegria receber um evento tão importante. A educação transforma, ciência e tecnologia transformam vidas. Queria muito que as crianças acreditassem nisso. Vocês, jovens, são os protagonistas da própria história”, afirmou.
O evento também destacou a entrega realizada pela manhã do lançamento do Centro Nacional de Vacinas UFMG-MCTI. Para o subsecretário de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Felipe José Fonseca Attiê, a estrutura vai fomentar um ecossistema na área de imunizantes e saúde.
“O presidente Jair Bolsonaro está montando em Minas Gerais uma central de vacinas para encontrar a cura da dengue, zika, chicungunha. Queremos fazer um ecossistema também com o setor privado. Isso representa segurança para essas crianças no futuro, sermos uma referência nacional, produtores de vacinas, IFA e tecnologia. Estamos empenhados para que isso ocorra aqui”.
O ministro também falou sobre a entrega. “Ao transformar Minas Gerais em um polo de tecnologias, o Brasil passa para outra categoria em relação ao mundo, no rol dos países que têm a capacidade de produzir vacinas. Todos os imunizantes que o Brasil precisa são fabricadas em outros países. Com a criação desse centro, o país passa de um importador e licenciador de vacinas e avança para ser um produtor. Nós investimos em 15 vacinas nacionais. Minas Gerais vai se destacar no Brasil”.
Olimpíadas Científicas
Atualmente 62 olimpíadas de conhecimento recebem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) via edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao ministério. As competições são voltadas a estudantes de diferentes faixas etárias, do ensino fundamental 1 até o ensino médio, e algumas até do ensino superior. Por ano, quase 20 milhões de alunos participam dos eventos nacionais, que premiam os melhores colocados, e servem como seletivas para disputas internacionais.