Notícias
Embaixador da Áustria no Brasil visita o MCTI
Foto: Neila Rocha - ASCOM/MCTI
O embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, esteve na terça-feira (31) no MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e se reuniu com o ministro, astronauta Marcos Pontes. Na pauta do encontro estava a criação de um comitê bilateral de cooperação em ciência e tecnologia entre os dois países. Brasil e Áustria já possuem um histórico de relacionamento em diversos setores. A ideia do ministério é que este comitê seja instituído em 2022 quando será comemorado o bicentenário da independência do Brasil.
Em junho de 2019 foi firmado um acordo em Cooperação Científica e Tecnológica entre os dois países. A mais recente ação entre Brasil e Áustria no âmbito do MCTI foi a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o ministério e o Museu de História Natural de Viena com objetivo de compartilhar experiências e conhecimento em torno da preservação, gestão e divulgação do patrimônio natural e cultural.
Durante a reunião Marcos Pontes apresentou ao embaixador austríaco diversas estruturas financiadas pelo MCTI para o desenvolvimento de pesquisas no país. O ministro deu enfoque no que está sendo produzido na região amazônica e agradeceu as contribuições da Áustria. O embaixador do Brasil em Viena, na Áustria, José Antônio Marcondes de Carvalho também participou da reunião por videoconferência.
Bicentenário
A criação do comitê de cooperação em ciência e tecnologia do Brasil com a Áustria justamente no ano do bicentenário da independência tem relação com o primeiro laço histórico constituído entre os dois países. Foi em 1817 que o herdeiro do trono de Portugal e futuro imperador do Brasil, Dom Pedro I, se casou com a arquiduquesa austríaca Leopoldina de Habsburgo. De lá para cá, ambas nações têm mantido relações amigáveis e de muita cooperação.