Notícias
Missão internacional do MCTI é destaque na imprensa
Na reta final da missão internacional na Europa, o ministro astronauta Marcos Pontes, por videoconferência de Genebra, na Suíça, fez um balanço com a imprensa nesta quinta-feira (12) dos resultados dos encontros das duas últimas semanas, concedendo entrevistas para a Rede TV, UOL, Band News e EBC/TV Brasil.
No programa Opinião no Ar, da Rede TV, foram abordados pontos importantes da missão, como a reunião com a OMS – Organização Mundial da Saúde, onde foram tratados temas como as ações da RedeVírus MCTI, que incluem a pesquisa da vacina brasileira contra a Covid-19, tratamentos que estão em desenvolvimento. O ministro respondeu também sobre o encontro com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), envolvendo segurança nuclear e o desenvolvimento de suas tecnologias, além do apoio a projetos de inovação e o investimento que o MCTI fez acolhendo mais de 1.100 propostas no edital para Tecnologias 4.0.
No programa Repórter Brasil Tarde da TV Brasil, o ministro falou também sobre a reunião com a OMS de modo geral, o compartilhamento de dados e resultados para outros países, destacou o encontro no CERN, aguardado desde 2008, o acordo com o Museu de História Natural de Viena, a assinatura com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA), participação do Brasil no G20 na Itália e encontro com os Ministros da Itália e Arábia Saudita. Ao final, o ministro astronauta Marcos Pontes destacou o potencial que o Brasil tem de desenvolvimento econômico social através da ciência, tecnologia e inovação.
No programa UOL News, o ministro falou novamente sobre as atividades da RedeVírus MCTI, criada um mês antes do início da pandemia, apresentando o Brasil como uma opção no mundo tanto como desenvolvedor de tecnologia quanto como um país que pode oferecer auxílio aos países mais pobres. Pontes respondeu sobre a expectativa da exportação de vacinas nacionais, a proximidade do Brasil com a OMS, o apoio do presidente da República Jair Bolsonaro às atividades do MCTI e a eficácia das vacinas.
Na Band News, o ministro abordou o ambiente favorável do Brasil junto à OMS nas reuniões, o desenvolvimento de vacinas no Brasil, pesquisa sobre medicamentos para combate à Covid-19 e elogiou o bom desempenho do país em seu programa de vacinação.
Assista às entrevistas na íntegra:
REDE TV / OPINIÃO NO AR: https://www.youtube.com/watch?v=gz5TVN11sWY&t=1266s
EBC/TV BRASIL: https://www.youtube.com/watch?v=8-gkSZeyj3A
UOL: https://www.youtube.com/watch?v=5Ucqu_rkLbg&ab_channel=UOL
BAND NEWS: https://www.youtube.com/watch?v=w8rCCNx9CpA&ab_channel=BandJornalismo