Notícias
Ministro assina cooperação com Museu de História Natural em Viena
Foto: Daniel Marques - MCTI
A comitiva do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que está em missão internacional, assinou memorando de entendimento com um dos mais importantes museus de história natural do mundo. O documento de refere ao referente ao acordo de cooperação entre Brasil e Áustria em ciência e tecnologia assinado pelo MCTI em 2019.
O Museu de História Natural em Viena, na Áustria, foi aberto ao público no ano de 1889. Seus artefatos mais recentes têm aproximadamente 250 anos. O ministro, astronauta Marcos Pontes, encontrou com a Diretora-Geral e CEO do Museu, Dra. Katrin Vohland. A anfitriã destacou que o museu apresenta um panorama geral do planeta Terra com o objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável na Áustria, na Europa e no mundo.
A instituição austríaca coletou, preservou, pesquisou e apresentou mais de 30 milhões de objetos de coleções biológicas, geológicas, antropológicas e arqueológicas com mais de 270 de anos de história. Os resultados destas pesquisas ajudam a entender diversas alterações no planeta como as mudanças climáticas, a perda de diversidade biológica, a mudança da relação entre os seres humanos e a natureza entre outros pontos. A missão do museu é promover ações responsáveis com relação ao futuro. Entre as ações para a popularização da pesquisa, a instituição digitalizou suas coleções e quer tornar o ambiente de 8.700 metros neutro em CO2 até o ano de 2030.
O ministro, astronauta Marcos Pontes, está em missão internacional até o próximo dia 13. A comitiva do MCTI passou pela Itália, Áustria e passará pela Suíça. Entre os compromissos, o ministro conversou com representantes da área de ciência e tecnologia de diversos países e com membros do G20.