Notícias
Ministro visita centro de pesquisa de luz síncrotron na Itália
A comitiva do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que está na Itália em missão internacional, visitou na sexta-feira (6) o Centro de Pesquisa Elettra-Sincrotrone nos arredores da cidade de Trieste. O local é um centro internacional de pesquisa de luz síncrotron e de laser de elétrons e suas aplicações na ciência dos materiais. A luz síncrotron é um tipo de radiação eletromagnética que pode ser utilizada para observação de estruturas internas dos materiais, como átomos e ligações químicas. Este tipo de tecnologia é útil em áreas como agricultura, geração de energia e no campo da saúde.
No Brasil, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização vinculada ao MCTI. O destaque por lá é o Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País. O equipamento usa aceleradores de partículas para produzir a luz síncrotron. O Sirius é uma infraestrutura à disposição da comunidade científica brasileira e internacional financiada com recursos do MCTI e projetado por pesquisadores e engenheiros do CNPEM/MCTI, em parceria com a indústria nacional.
O ministro, astronauta Marcos Pontes, está em missão internacional pela Itália, Áustria e Suíça. Os compromissos oficiais vão até o dia 13 de agosto. A comitiva do MCTI participa durante a missão de reuniões importantes para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovações no Brasil.