Notícias
Ministro se encontra com diretora da Covax Facility
Reprodução / Covax Facility
Em mais uma reunião durante a missão internacional, a comitiva do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações debateu, mais uma vez, o tema vacinas em especial no enfrentamento da Covid-19. O encontro dessa vez foi com representantes da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização, a Gavi. O ministro, astronauta Marcos Pontes, conversou com o CEO da Gavi, Seth Berkley, e com a Diretora de Gestão do Escritório da Covax Facility, Aurelia Nguyen, que coordena e lidera a aquisição de imunizantes de diversos laboratórios contra a Covid-19 e a distribuição justa para mais de 190 países participantes, entre eles o Brasil. A Gavi é uma instituição com objetivo salvar vidas aumentando o uso e a quantidade de vacinas disponíveis no mundo, não só em tempos de surtos. O Brasil participa da Gavi, em suas estruturas de governança, por meio do Ministério da Saúde.
De acordo com a organização internacional, um milhão e meio de crianças menores de cinco anos no mundo ainda perdem a vida todos os anos por conta de doenças que poderiam ter sido evitadas apenas com a vacinação. Segundo a Gavi, a imunização é um dos investimentos em saúde mais bem-sucedidos e rentáveis da história. A aliança criada no ano 2000 financia programas de imunização em países em desenvolvimento, onde vive a maioria das crianças não vacinadas no planeta. Além disso, a Gavi apoia o fortalecimento dos sistemas de saúde em diversos países para que as vacinas cheguem ao braço de quem precisa. Atualmente a organização financia 13 tipos de vacinas para o combate de diversas doenças.
Representantes do MCTI encerram na próxima sexta-feira (13) a missão internacional do ministério que passou por países como a Itália, a Áustria e a Suíça. A reunião com a Gavi aconteceu na sede da organização que fica em Genebra, na Suíça.
Covax Facility
A ferramenta Covax Facility é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi) e da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI). O objetivo é adquirir vacinas contra a Covid-19 e distribuir para os países mais pobres do planeta. O Brasil tem doses de vacinas contratadas com a COVAX Facility. Segundo Ministério da Saúde, ao todo, o consórcio deve entregar 42,5 milhões de doses de vacinas contra Covid-19, de diferentes laboratórios, até o fim deste ano.