Notícias
Ministro do MCTI encontra com ministro de tecnologia saudita
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, se reuniu na quarta-feira (4) com o ministro de Comunicações e Tecnologia da Arábia Saudita, Abdullah Bin Amer Alswaha. Os ministros conversaram sobre o memorando de entendimento entre os dois países que consiste em promover a cooperação no campo da economia digital, tecnologias emergentes, inovação e compartilhamento de conhecimento digital. As tratativas para a elaboração do memorando começaram em 30 de outubro do ano passado após uma audiência do ministro Marcos Pontes com o chefe da pasta na Arábia Saudita.
A reunião fez parte da missão oficial do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações à Itália, Áustria e Suíça para tratar sobre o tema economia digital com representantes do G20. A reunião com o ministro saudita foi o primeiro compromisso da agenda do ministro Marcos Pontes na Itália. O encontro aconteceu as 9h30 da manhã, horário local, e 4h30 da manhã, horário de Brasília. O ministro Abdullah Bin Amer Alswaha está à frente da pasta desde 2017 e sua gestão tem como objetivo fortalecer o país por meio dos avanços para tornar a Arábia Saudita líder global em Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) além de aumentar a atratividade de investimento estrangeiro para o setor no país.
O ministro, astronauta Marcos Pontes, destacou no encontro de outubro com o representante da pasta saudita, que a cooperação entre os dois países será proveitosa em diversos campos. Ele destacou que a ciência e a tecnologia são ferramentas transversais para atuação com outros ministérios, como da saúde, educação, agricultura, defesa e infraestrutura. O conteúdo final do instrumento bilateral é resultado de consultas internas no âmbito do MCTI, com participação da Coordenação-Geral de Transformação Digital do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI). O ministério brasileiro concluiu a edição do memorando de entendimento e o submeteu para o governo Saudita.
Relação entre os países
Desde 1968 o Brasil e a Arábia Saudita mantêm relações diplomáticas formalmente estabelecidas. A partir dos anos 2000, o relacionamento se intensificou, em especial no campo econômico. A Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio e norte da África, e há potencial para incremento das relações comerciais, dadas as características produtivas complementares entre os dois países.