Notícias
MCTI celebra acordo de cooperação com Crea-SP
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), Vinícius Marchese, assinaram, nesta quinta-feira (29), um protocolo de intenções entre as duas instituições. O objetivo é fortalecer a cooperação entre MCTI e Crea-SP em áreas de atuação e interesses comuns, com destaque para atividades de empreendedorismo e capacitação no setor de tecnologia e inovação.
Engenheiro por formação, o ministro destacou a importância da engenharia para o desenvolvimento econômico e social do país, principalmente em momentos de crise, como a provocada pela pandemia da Covid-19. “Momentos de dificuldade também são de oportunidades. E os profissionais de engenharia são fundamentais nesse processo de buscar soluções para aumentar as oportunidades, a produção e o desenvolvimento do Brasil”, ressaltou.
O ministro também frisou que o MCTI conta com uma série de estratégias para transformar o alto índice de conhecimento científico produzido pelo Brasil em inovações que beneficiem a sociedade. Nesse sentido, Marcos Pontes chamou a atenção para a relevância da capacitação dos engenheiros. “É importante que cada profissional tenha uma formação direcionada para as tecnologias do futuro. O desafio é utilizar a engenharia para resolver problemas e mudar a realidade de país.”
O presidente do Crea-SP, Vinícius Marchese, agradeceu o apoio do MCTI e o incentivo às áreas de atuação do Conselho Regional, por meio do acordo de cooperação. “Esse protocolo abrange a iniciativa científica, a tecnologia e o aporte em capacitação para que a gente consiga mudar um pouco a realidade por meio do nosso conselho.”
A assinatura do protocolo de intenções ocorreu durante sessão plenária mensal do Crea-SP, que contou com a participação de 245 conselheiros. A íntegra do evento está disponível no Canal do MCTI no Youtube