Notícias
Estudantes de São José dos Campos (SP) recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia
O MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações promoveu nesta quarta-feira (30), em São José dos Campos (SP), a entrega de medalhas aos estudantes vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Mais de 400 estudantes de escolas públicas e particulares da cidade receberam a premiação.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, parabenizou os estudantes e destacou o papel da dedicação para o futuro dos jovens.
“Eu sei que muitos de vocês vão representar o Brasil em coisas que a gente nem imagina ainda, mas sei que vão ter sucesso. Vocês estudaram no momento em que outros não estavam. Vocês se dedicaram, se planejaram e vão ganhar muita coisa lá na frente ainda. Uma olimpíada como essa é uma das coisas mais importantes que a gente pode fazer pelo futuro”, disse.
O prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, também exaltou o papel do estudo para a trajetória dos estudantes.
“Na vida é assim. A gente se dedica, se empenha e colhe os frutos por essa dedicação Tenho certeza que vocês vão conseguir ser tudo o que desejarem ser. Para isso precisam respeitar os pais, ter empenho e dedicação e estudar bastante. Aqui hoje vocês têm a prova de que tudo é possível”.
Já o diretor de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Daniel Lavouras, falou sobre a influência de olimpíadas científicas na melhoria dos resultados dos estudantes e desempenho de escolas.
“Não faltam dúvidas com relação ao potencial de nossa juventude. As olimpíadas nasceram como forma de resgatar a autoestima dos nossos alunos em todas as escolas no país. Nós queremos aqui muito mais do que premiar alunos. Queremos criar uma mobilização que chamamos de febre olímpica. É Essa política que o MCTI nos incentiva a aplicar. Cuidamos da ciência do presente e do futuro”
A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira e Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao MCTI. A competição tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, pais e escolas.