Notícias
REDEVÍRUS MCTI
Rede PREVIR-MCTI identifica e sequencia genoma de coronavírus em amostras de morcegos
A Rede PREVIR-MCTI informa que, através do Instituto de Ciências Biomédicas II (ICB-II) e da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), identificou e sequenciou uma parte do genoma de coronavírus, identificadas como Alphacoronavirus , em amostras de morcegos coletadas no município de Aliança no estado do Pernambuco.
Esclarecemos que estas amostras foram identificadas partir dos exames RT-PCR realizados pela FZEA-USP. O laboratório realizou testes em 142 amostras de amostras coletadas no estado de Pernambuco em fevereiro de 2021. No total, dezesseis amostras positivas foram identificadas pelo teste específico para a detecção da subfamília viral Orthocoronavirinae e seis foram pré-selecionadas por pertencerem a diferentes espécies de morcegos.
Estas amostras se agruparam junto com outros Alphacoronavirus anteriormente identificados em amostras de diferentes espécies e regiões. Interessante notar que houve uma alta identidade dos vírus da mesma espécie, porém menor identidade quando comparada entre as espécies. Os dados sugerem que estes vírus apresentam a parte do genoma caracterizada semelhantes aos vírus que circulam em morcegos.
Os vírus identificados nas amostras de morcegos das espécies Phylostomus hastatus, Phyllostomus discolor, Carollia perspicillata, Sturnira lilium estão indicadas na árvore filogenética abaixo. As amostras identificadas pela rede PREVIR-MCTI foram destacadas em azul itálico na árvore:
Todos os dados estão sendo disponibilizados em bases de dados públicos nacionais (PREVIR – MCTI) e internacionais (PubMed) com a posterior submissão do trabalho ao periódico científico. Desta forma, recomendamos, que a continuidade do monitoramento dos coronavírus em animais silvestres para identificar precocemente uma possível dispersão de SARS-CoV-2 na fauna silvestre brasileira.
Rede PREVIR-MCTI