Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Em portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (6) o MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações institui os objetivos do Programa Ciência no Mar e cria o comitê de assessoramento da iniciativa. O objetivo é gerir a ciência brasileira em águas oceânicas, costeiras e ambientes de transição, bem como viabilizar a produção e aplicação do conhecimento adquirido com as pesquisas marinhas para promover o uso sustentável e conservação do oceano.
O programa atua por meio de diferentes ações, como o apoio a redes de pesquisa; lançamento de chamadas públicas para pesquisa; estímulo à participação científica nacional em projetos de cooperação internacional; promoção da cultura oceânica e iniciativas de divulgação científica; gestão do conhecimento; e viabilização da qualificação de uma organização social para apoio à gestão da pesquisa marinha.
O comitê de assessoramento da política tem coordenação do MCTI e participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), instituições vinculadas ao MCTI.
O secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, enumera os benefícios alvos do programa. “Entre os benefícios esperados pelo programa temos o maior conhecimento e usufruto sobre os serviços ecossistêmicos que o Oceano provê; aumento da produção científica em todos os campos das Ciências do Mar; melhor capacidade de resposta e gestão de desastres no Oceano Atlântico para o setor público e a sociedade; maior destaque para a ciência nacional sobre o Oceano Atlântico; e a conscientização da importância do oceano em todos os aspectos da vida no Planeta”, afirma.
Saiba mais sobre o programa na página http://ciencianomar.mctic.gov.br