Notícias
Audiência de prospecção para seleção de organização social de semicondutores é realizada pelo MCTI
Foto: Neila Rocha - ASCOM/MCTI
“A área de semicondutores é importante para o desenvolvimento de diversos tipos de tecnologias no Brasil”, ressaltou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, durante audiência de prospecção para auxiliar na escolha de uma Organização Social (OS) de semicondutores, nesta sexta-feira (28).
“Essa audiência representa o esforço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para a manutenção dessas tecnologias e desse conhecimento no Brasil e também para a continuidade da preparação de profissionais para o setor”, afirmou Marcos Pontes. Segundo o ministro, a única maneira de o Brasil se tornar competitivo em relação a outros países é por meio da inovação e da criatividade.
A organização ficará responsável pelas atividades de pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica na área de semicondutores, micro, nanoeletrônica e correlatas, conforme definido pelo Decreto nº 10.578/2020. O encontro para prospecção da nova organização social foi transmitido pelo Canal do MCTI no YouTube.
O objetivo da audiência foi colher contribuições e tirar dúvidas de interessados para o edital público de chamamento público, que será lançado até o dia 15 de junho. A partir dessa data, em um prazo de até 160 dias será escolhida a OS que vai celebrar um contrato de gestão com a União, por meio do MCTI.
O secretário executivo do MCTI, Sergio Freitas, reforçou que audiência busca ampliar ao máximo a discussão sobre as ações do ministério para implementar a pesquisa e desenvolvimento no setor de semicondutores. Para o subsecretário de Unidades Vinculadas, Darcton Damião, a criação da OS vai conferir agilidade e facilitar o alinhamento à estratégia de ciência, tecnologia e inovações do ministério.
Durante a audiência, o coordenador-geral de Tecnologias Digitais do MCTI, Henrique Miguel, apresentou detalhes sobre o Estudo de Publicização para Qualificação da OS que estabelece as áreas de atuação, principais objetivos e resultados esperados da entidade a ser qualificada. A organização social vai atuar em pesquisa e desenvolvimento tecnológico; extensão tecnológica e transferência de tecnologia; formação de recursos humanos e disseminação do conhecimento e geração e promoção de empreendimentos de base tecnológica.
Também foi realizado um retrospecto sobre a evolução de políticas públicas para o setor de semicondutores no Brasil. As diversas iniciativas já adotadas pelo MCTI na área incluem investimentos, pacote de incentivos e benefícios, estudos e publicações, além de formação e capacitação de recursos humanos.
Ao final da audiência a interação com os participantes virtuais foi aberta para que dúvidas dos participantes virtuais fossem sanadas. Um formulário online ficará disponível no site do MCTI até segunda-feira, dia 31 de maio, para que os interessados possam encaminhar sugestões.
Faça o download das apresentações em PowerPoint: