Notícias
Embaixador do Brasil nos Estados Unidos delibera agenda com ministro Marcos Pontes
Fotos: Neila Rocha (SEAPC/MCTI)
Em reunião virtual realizada nessa terça-feira (23) com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster, deliberou sobre temas da agenda no setor de CT&I, e também no setor espacial, assuntos relevantes para a cooperação entre os dois países.
“Essa agenda ampla e profunda de cooperação com os americanos inclui um componente fundamental na área da sua pasta, de cooperação em ciência, tecnologia, inovação e espaço”, disse o embaixador, ao destacar projetos desenvolvidos pelo Ministério. O representante destacou também a importância de o Brasil ter aderido ao Projeto Artemis – missão espacial da NASA que levará a primeira mulher e o próximo homem à Lua.
Nestor Forster parabenizou o ministro e sua equipe pelo lançamento do satélite Amazonia 1 e pela liberação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) no Congresso Nacional. “Parabéns pelo satélite Amazonia 1, desenhado, montado e controlado pelo Brasil, motivo de muito orgulho para nós brasileiros, e pelo ministério ter conseguido assegurar os recursos do FNDCT – isso é absolutamente fundamental para o sucesso de vários dos nossos projetos, para todo o trabalho fantástico que é feito pelo seu ministério”, disse o embaixador.
“Foi uma reunião muito importante porque sempre que nós podemos, através desse contato com os nossos embaixadores em outros países, dar um update a respeito do que tem sido feito no Brasil em ciência, tecnologia e inovações, e poder responder alguns dos questionamentos que eles recebem dos respectivos países a respeito do Brasil”, ressaltou o ministro Marcos Pontes.
O Centro Espacial de Alcântara e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Comissão Integrada de Desenvolvimento (CDI-CEA), assim como o momento histórico da ida do Presidente da República, Jair Bolsonaro, para a entrega dos títulos de propriedade à comunidade local, também pautaram a reunião.
“Eu passei as informações para que ele reproduza dentro dos Estados Unidos – assim como no setor espacial, com a continuidade das nossas cooperações com a NASA, em diversos programas – e ficamos à disposição também de qualquer entidade americana em qualquer área do governo americano para responder sobre esses assuntos e trocar informações para parcerias que sejam benéficas para os dois países”, disse o ministro. Participaram da reunião, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Carlos Moura, e o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério, Paulo Alvim.