Notícias
MCTI encerra edição presencial da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Foto: Neila Rocha (ASCOM/SEAPC/MCTI)
O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Leônidas Medeiros, representando o ministro Marcos Pontes, encerrou neste domingo (13) a edição presencial da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada durante toda a semana no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.
“Eu agradeço ao Governo do Distrito Federal pelo apoio, aos nossos secretários do MCTI, a todos que estão aqui, expositores, participantes. A todos que participaram e fizeram funcionar a nossa feira. Como diz nosso ministro Marcos Pontes, a ciência é a solução de uma grande quantidade de problemas e proporciona bem-estar a todo povo brasileiro”, disse.
A secretária de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa, anunciou o tema da 18ª edição da SNCT, em 2021. O evento vai tratar sobre a transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta. A secretária também agradeceu aos patrocinadores e apoiadores do evento.
“Nesta 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia as atividades de aproximação da ciência para crianças e jovens foram possíveis graças ao envolvimento dos nossos patrocinadores: Surf Telecom, Instituto TIM, Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério da Educação; o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria de Turismo; a emenda parlamentar do deputado federal Luis Miranda (DEM/DF), além da presença dos 50 expositores que trouxeram conhecimento e entretenimento ao grande número de visitantes”.
O secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, destacou a união entre ministérios, empresas e instituições de pesquisa para promover a feira e as inovações em combate à Covid-19.
“Em fevereiro, nós trouxemos especialistas e discutimos como faríamos o enfrentamento da pandemia. Criamos a RedeVírus MCTI e sub-redes para enfrentamento. Na rede de vacinas trouxemos as 15 iniciativas fomentadas pelo MCTI. Três delas estão próximas a iniciar os testes com seres humanos. Precisamos de tecnologia nacional para atender com prioridade os brasileiros e se tivermos alguma mutação, que rapidamente nós modifiquemos a vacina nacional e nos adaptemos para tratar os brasileiros”.
O secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do MCTI, Marcelo Meirelles, falou sobre a necessidade de integração entre diferentes atores para diminuir a distância entre a produção de conhecimento e a produção de inovação no Brasil.
“Nós realizamos na SNCT um evento da nossa secretaria que realizamos junto com o CNPq, um evento que propõe diminuir a distância que nós temos no Brasil. O país é o 13º em produção de conhecimento científico, mas o 62º em inovação. A gente precisa caminhar para reduzir esse gap. É esse trabalho junto com o CNPq que é uma forma de integrar quem produz ciência e tecnologia e quem faz inovação”.
Para o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), a ciência e tecnologia devem ser uma política de estado para manter políticas duradouras que gerem avanços.
“Mesmo com a pandemia, a realização dessa semana é muito importante. O maior desafio nosso é levar as crianças a importância da ciência, tecnologia e inovações. Precisamos que a ciência e tecnologia seja transformada em uma política de estado e precisamos incentivar novos empreendimentos em Brasília”.
Já o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, afirmou que o GDF sempre estará à disposição para promover a popularização da ciência e do conhecimento.
“O Governo do Distrito Federal estará sempre à disposição do MCTI para essa parceria. Todas as vezes que o mundo precisa da ciência, a ciência responde e em tempo hábil como responde no caso da vacina contra a Covid-19. Juntos somos fortes e levaremos Brasília a patamares muito mais altos em relação a ciência e tecnologia”.
SNCT
A edição presencial da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, contou com 20 estandes distribuídos por 4 mil metros quadrados. No evento, o público pode conferir diversas atrações como exposições, brincadeiras, equipamentos inovadores, projetos e palestras.
Em virtude dos cuidados necessários para prevenção da Covid-19, o evento seguiu diversos protocolos sanitários determinados em decreto pelo Governo do Distrito Federal.