Notícias
“Precisamos das próximas gerações para transformar o Brasil através da ciência e tecnologia”, afirma Marcos Pontes na abertura da 17ª SNCT
Ao abrir a edição presencial da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, destacou a importância de inspirar crianças e jovens para as carreiras científicas, as novas tecnologias e as profissões do futuro. Relembrando uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça que o inspirou quando criança, o ministro frisou a importância da interação entre famílias, cientistas e pesquisadores.
“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem exatamente esta ideia: que nossos pesquisadores, militares e cientistas possam conversar com o futuro do nosso país. No futuro, o cientista pode não se lembrar da conversa, mas a criança vai lembrar e muito daquilo. Esse é o objetivo, motivar jovens para as carreiras de ciência e tecnologia. A gente precisa dessas próximas gerações para transformar o Brasil através da ciência, tecnologia e inovações”, disse.
Já o ministro da Educação, Milton Ribeiro, parabenizou o MCTI pela realização do evento e elogiou a atuação do ministro. “A minha presença aqui, além do estande do MEC é de maneira direta uma declaração de que nós apoiamos a condução que faz o ministro Marcos Pontes à frente do MCTI. Fiz questão de passar aqui para lhe dar esse abraço e deixar minha admiração. Espero que essa feira possa ser um grande evento”, disse.
O secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, exaltou o papel da ciência brasileira na agricultura, exploração de petróleo em águas profundas e no combate à pandemia da Covid-19. Desde a criação da RedeVírus MCTI, um comitê de especialistas que traçou as estratégias de combate ao vírus, em fevereiro, o Governo Federal já investiu R$ 1 bilhão em diferentes frentes de combate à pandemia.
“Até agora foi investido pelo Governo Federal R$ 1 bilhão para a ciência, tecnologia e Inovações no enfrentamento da pandemia. Fizemos uma série de ações para respiradores, equipamentos de proteção individual. Desenvolvemos em tempo recorde testes diagnósticos rápidos com insumos nacionais e um teste que usa inteligência artificial para a detecção do vírus na saliva, exposto aqui. Também há ações para o sequenciamento do vírus em todo o país, o estudo clínico que determinou que a nitazoxanida é capaz de reduzir a carga viral de pacientes, além de 15 estratégias de vacinas nacionais financiadas, com uma delas, em breve a ser estudada em pacientes”.
A secretária de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa, lembrou a tradição do evento, que existe desde 2004, e os desafios enfrentados este ano com a pandemia, em que o ministério promoveu uma edição virtual da SNCT pelas redes sociais.
“Este é um importante evento de popularização da ciência, tecnologia e inovações no país. A partir desse ano, com a reestruturação do MCTI, a Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência está à frente da realização da Semana. Na edição de 2019, a SNCT alcançou 1.011 municípios e participação de 521 instituições. Em 2020 a Semana inovou no seu conceito e promovemos uma versão virtual com transmissão ao vivo de todas as atividades através das redes sociais. Com certeza, a capilaridade foi ampliada e mais brasileiros puderam acompanhar as atividades”.
O deputado federal Daniel Freitas (PSL/SC) destacou as ações do MCTI e entidades vinculadas na promoção e popularização da ciência, além de declarar orgulho pelos resultados alcançados pela ciência brasileira. “Convido a cada um dos senhores a participar das ações da ciência brasileira. Este evento promove pela 17ª vez a ciência, a tecnologia e inovação e players importantes para a entrega de soluções. Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro e espero que a gente saia desta edição com grandes resultados positivos para a ciência e tecnologia brasileira, que tanto nos orgulham”.
Representando o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, apontou ações do governo distrital na área de C&T, como a iniciativa de carros elétricos e o wi-fi social, que leva internet para regiões carentes.
“Este evento é uma peça chave do sistema de inovação do Brasil, promovendo a difusão do conhecimento e novas tecnologias. Em eventos como este conseguiremos plantar a semente da inovação na cabeça dos cientistas do futuro. As tecnologias expostas aqui servem de inspiração para as novas gerações. O governador Ibaneis Rocha está determinado a transformar Brasília na capital latino-americana da inovação”.
O evento ainda contou com a presença do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; parlamentares, representantes dos Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica; representantes do Ministério da Agricultura e Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) dirigentes de entidades vinculadas ao MCTI, como a Agência Espacial Brasileira (AEB), FINEP e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
SNCT
A edição presencial da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, conta com 20 estandes distribuídos por 4 mil metros quadrados. Até o próximo domingo, dia 13, o público poderá conferir diversas atrações como exposições, brincadeiras, equipamentos inovadores, projetos e palestras. A SNCT conta com a participação das secretarias e unidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), instituições de ensino, Forças Armadas e também de outros ministérios do Governo Federal.
Em virtude dos cuidados necessários para prevenção da Covid-19, o evento está respeitando todas as regras sanitárias determinadas em decreto pelo Governo do Distrito Federal. Entre as medidas adotadas estão distribuição de álcool em gel, medição de temperatura na entrada, ambientes mais abertos e ventilados e obrigatoriedade do uso de máscara pelos visitantes.