Notícias
Concea/MCTI realiza 50ª reunião ordinária
O Conselho Nacional de Controle de Experimentação celebrou a realização de sua 50ª Reunião Ordinária, realizada durante os dias 25 e 26 de novembro. Um marco importante para o desenvolvimento do país, que, por meio das Resoluções Normativas do Concea, se consolida como promotor do bem-estar e do uso ético de animais de laboratório.
Durante a reunião, o secretário Executivo do MCTI, Leônidas de Araújo Medeiros Junior, parabenizou a Coordenadora do Concea, Dra. Ekaterina Rivera, por ter sido agraciada com o “Prêmio Charles River 2020” em Ciência e Medicina de animais de laboratórios. A premiação Internacional Estadunidense Charles River, desde 1978, reconhece veterinários cujas contribuições foram significativas e consistentes para o progresso da Ciência e Medicina em animais de laboratório. É a primeira vez que um profissional fora dos Estados Unidos recebe a premiação.
Presidido pelo ministro Marcos Pontes, o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) é a autoridade nacional responsável por formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica em todo o território nacional. Neste contexto, são consideradas como atividades de pesquisa científica todas aquelas relacionadas com ciência básica, ciência aplicada, desenvolvimento tecnológico, produção e controle da qualidade de drogas, medicamentos, alimentos, imunobiológicos, instrumentos, ou quaisquer outros testados em animais. O Concea foi criado pela Lei nº 11.794, de 08 de outubro de 2008, também conhecida como Lei Arouca, e regulamentado pelo Decreto nº 6.899, de 15 de julho de 2009.