Notícias
Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações - MNCTI
Observatório Nacional é o destaque das vinculadas do MCTI na segunda-feira (5)
Outubro foi instituído como o Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações. Durante o mês inteiro haverá programação com atividades de popularização da ciência promovidas por diversas instituições de pesquisa, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Observatório Nacional não poderia ficar de fora dessa programação!
Ao longo de todo o mês, o MCTI promove ações em suas redes sociais, tendo destinado um dia inteiro a cada uma de suas unidades vinculadas. No dia 5 de outubro, segunda-feira, a programação fica por conta do Observatório Nacional. Das 9h às 19h, o público poderá conhecer a atuação do ON, uma das primeiras instituições científicas do Brasil, fundada em 1827 por D. Pedro I. Será uma "maratona" online, com palestras, oficina e bate-papo sobre as três áreas de atuação do Observatório Nacional.
Confira a programação e participe!
9h às 9h50 - Vídeos institucionais sobre o ON
10h às 10h50 - Astronomia: dos mistérios do Universo ao nosso dia a dia
Simone Daflon e Jorge Marcio Carvano
Nesta palestra, será abordado o conceito de ciência básica, sua importância para o desenvolvimento da sociedade; o conceito de Astronomia, a atuação do ON e a importância dos estudos desenvolvidos; a pesquisa em Astronomia e suas aplicações práticas em outras áreas.
11h às 11h50 - Oficina “Medida da aceleração da gravidade”
Cosme Ferreira da Ponte Neto e Vanderlei C. de Oliveira Jr.
Esta oficina apresenta o conceito de aceleração da gravidade e a sua importância na Geofísica Básica e na Geofisica Aplicada. A atividade será dividida em duas partes: a) serão apresentados os aspectos teóricos da campo de gravidade da Terra, os instrumentos mais modernos para a medida da aceleração da gravidade e sua importância na Geofísica; b) será feita uma medida da aceleração da gravidade usando um pêndulo simples. Nesta atividade será apresentado um procedimento experimental simples, usando materiais acessíveis ao público, de modo a motivar a realização do experimento num ambiente doméstico e/ou escolar.
12h às 12h50 - Geofísica: aplicações para a área ambiental e setor de energia
Sergio Fontes e Daniel Ribeiro Franco
Serão apresentados os estudos geofísicos que contribuem para a localização de minério, petróleo e gás natural, tanto no continente quanto no oceano; serão apresentados aspectos gerais sobre aplicação da Geofísica nas áreas de Paleomagnetismo, Petrofísica e Magnetismo Ambiental, com suas implicações em problemas relacionados ao meio ambiente, estudos da evolução geológica do planeta e setor energético.
15h às 15h50 - Inovação no Observatório Nacional: o Universo em 56 cores e as tecnologias de ponta na geofísica - monitoramento de barragens e uso de drones nas pesquisas
Renato Dupke e Emanuele La Terra
Serão apresentados dois dos projetos Inovadores do ON: 1) o levantamento J-PAS, que vai produzir um mapa tridimensional do céu em 56 cores, com profundidade de quase 10 bilhões de anos-luz e mais de 400 milhões de galáxias observadas, utilizando a segunda maior câmera do mundo em seu tipo, desenvolvida pelo ON; 2) e o projeto para monitoramento em tempo real de estabilidade de barragens, único no Brasil, utilizando um inédito arranjo 4D, e também o uso de drones nas pesquisas geofísicas.
16h às 16h50 – Entrevista: ON em foco
Entrevista com o diretor do ON, João dos Anjos
História, atividades atuais, desafios e oportunidades para o futuro
17h às 17h50 - Medindo o tempo e a Terra: Hora Legal Brasileira, campo magnético e gravidade
Ricardo Carvalho, Luiz Benyosef e Juarez Lourenço
Serão apresentadas as atividades do ON nas três áreas metrológicas: tempo e frequência, geomagnetismo e gravimetria.
18h às 18h50 - Viagem do espaço ao centro da Terra
Eugenio Reis, Josina Nascimento e Kátia Pinheiro
Bate-papo entre 3 pesquisadores, apresentando as linhas de pesquisa em Astronomia e Geofísica do Observatório Nacional, de forma lúdica e acessível.
19h às 19h50 - Perigos que vêm da terra e do céu: monitoramento de sismos e pesquisa de asteroides próximos à Terra
Sergio Fontes e Daniela Lazzaro
Serão apresentados os trabalhos do ON em dois grandes projetos: 1) A Rede Sismográfica Brasileira, que monitora a atividade sísmica no Brasil, por meio de 92 estações que transmitem dados em tempo real para o Observatório Nacional; 2) O Projeto IMPACTON, dedicado às pesquisas sobre os pequenos corpos do Sistema Solar nas cercanias da Terra, por meio do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), instalado pelo ON em Itacuruba, no sertão de Pernambuco.